Orientadoras Educacionais dos Campi Colorado do Oeste e Vilhena utilizam quadrinhos para orientar alunos durante período de isolamento social

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 19h22 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 19h01 | Acessos: 132106

IFRO Dicas de Prevenção 6

As Coordenações de Orientação Educacional (COE) dos Campi Colorado do Oeste e Vilhena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), encontram nas histórias em quadrinhos uma forma de orientar os alunos das duas unidades.

A ideia surgiu a partir do afastamento dos estudantes das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus.

A COE, preocupada com a forma de orientar os alunos para estudarem a distância, colocou em prática a interação deles através das histórias em quadrinhos. Foi feito o levantamento de fotografias entre os alunos sob a orientação da Coordenadora de Orientação Educacional, Sabrina Santana, e através do aplicativo “Comica” foram criadas histórias em quadrinhos (popularmente conhecidas com HQ) pela Coordenadora de Orientação Educacional Patrícia Berlini.

As sequências narrativas gráficas trazem dicas e regras de estudos em Educação a Distância (EAD), além de temas ligados à Leitura Dinâmica, Técnicas de Estudos EAD e Dicas de Prevenção, esse último tema contou com a participação da Enfermeira do Campus Colorado do Oeste, Naiza Nunes Violato. As HQs também dão dicas de livros e filmes.

De acordo com Sabrina da Silva Santana, Orientadora Educacional do Campus Colorado do Oeste, estas estratégias de estudo fazem parte de um trabalho que vem sendo realizado pela Orientação Educacional durante todo ano letivo, onde são apresentadas aos estudantes técnicas de estudos que irão auxiliá-los no momento em que estiverem estudando. “Nesse período de quarentena, a Orientação decidiu criar uma pasta no Ambiente Virtual de Aprendizagem [AVA] e postar materiais que darão apoio ao estudante no seu estudo a distância, sendo postada inicialmente uma cartilha com Orientação de Estudos a distância. Contamos com a criatividade da orientadora Patrícia em divulgar esse material por meio das histórias em quadrinhos, tendo como personagens os alunos e as orientadoras do campus, sendo uma forma lúdica e dinâmica para quem está lendo”, explica ressaltando aos alunos: “Tanto as HQs quanto os materiais sobre as técnicas de estudos [mapa mental, prática distribuída, estudo intercalado, dentre outros] serão postadas na pasta da Orientação Educacional. Pedimos a você que está lendo nesse momento que acesse a pasta e se inscreva para acompanhar os materiais que serão postados lá”.

Segundo Dinalva Barbosa da Silva Fernandes, Técnica em Assuntos Educacionais e Coordenadora de Educação a Distância do Campus Vilhena, assim que viu o trabalho de orientação aos estudantes por meio de histórias em quadrinhos contatou a orientadora  Patrícia para falar sobre a importância de estender a ideia para todos os estudantes do IFRO. “Nesse momento em que estamos trabalhando intensivamente com a EaD, nosso primeiro trabalho em conjunto  foram as dicas de estudos EaD para os estudantes do IFRO Campus  Colorado e Campus Vilhena”, ressalta.

Para Naiza Nunes Violato, Enfermeira do Campus Colorado do Oeste, “[...] a todo momento absorvemos informações sobre a pandemia. Mostrar aos nossos alunos informações confiáveis, medidas de prevenção, cuidados pessoais e coletivos de forma dinâmica, ajudará não só na fixação do conteúdo, mas na disseminação de boas fontes, auxiliando pessoas além do cenário acadêmico”.

Patrícia Berlini Alves Ferreira da Costa, também Coordenadora de Orientação Educacional do Campus Colorado do Oeste, avalia o uso das HQs no contexto das práticas de orientação.  “Foi a primeira vez que pensei em algo semelhante a HQs. Levar o contexto escolar e o social para dentro das histórias em quadrinhos, fundindo o real com o imaginário, foi uma experiência muito divertida, tanto para os alunos quanto para os servidores. Ficamos felizes com a repercussão”, diz.

• IFRO_-_Dicas_de_Prevenção_-_1
  • IFRO_-_Dicas_de_Prevenção_-_10