IFRO sedia palestra sobre Avaliação em Educação em Colorado do Oeste

Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 10h06 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 10h06 | Acessos: 107648

palestra luckesi ifro col 006O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste sediou na sexta-feira, 20 de dezembro, a palestra “Avaliação em educação a serviço de resultados bem-sucedidos”, ministrada pelo escritor Cipriano Carlos Luckesi. O evento foi promovido pela Prefeitura de Colorado do Oeste através da Secretaria Municipal de Educação com apoio do IFRO. A palestra contou com a participação de mais de duzentos profissionais da área de educação da região, principalmente professores da rede pública de ensino.

Doutor em Educação, Luckesi é um escritor de referência nacional sobre aprendizagem escolar, assunto no qual se especializou ao longo de décadas e faz parte do currículo e publicações. Tendo como eixo central a avaliação em educação, Cipriano integrou de forma dinâmica suas próprias experiências e vivências na explicação do assunto da palestra, realizando, nas palavras dele, uma partilha de conhecimento que acumulou ao longo do tempo.

Como o palestrante explicou, “a função do ato de avaliar é revelar a qualidade do resultado de uma ação. O ato de ensinar que levará até o ato de avaliar é uma construção de habilidades, sejam elas quais forem. Isso envolve trazer o conteúdo ao aluno, ajudá-lo a entender esse conteúdo e exercitar esse conteúdo várias vezes para então fazer uma avaliação para verificar se ele aprendeu, pois caso não tenha aprendido é preciso ensinar de novo até que ele aprenda”, elucidou Cipriano.

Organizador do evento, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Raimundo Nonato Pereira dos Santos, salientou a importância desse evento aos profissionais do ensino. “Ficamos muitos felizes em oportunizar essa palestra aos professores e servidores da educação das redes municipal, estadual e federal de Colorado do Oeste e municípios vizinhos. Avaliar o aluno é um dos papeis mais importantes que o educador tem, então tenho certeza de que esta palestra foi de grande proveito a todos. E foi um grande prazer conhecer pessoalmente o professor Luckesi, pois muitos de meus trabalhos acadêmicos tiveram ele como referência”, comentou o secretário.

O Prefeito de Colorado do Oeste e também professor do IFRO, José Ribamar de Oliveira, ressaltou a importância da educação para criar um futuro próspero. “Foi uma grande satisfação trazer o doutor Luckesi para nossa cidade. Acredito que a Educação é o caminho para termos mais desenvolvimento social e econômico e um mundo melhor. Por isso, devemos visar escolas melhores que busquem não apenas formar um aluno, mas formar um cidadão capaz de transformar o meio e capaz de contribuir para termos uma sociedade mais justa”, afirmou.

A relevância do tema abordado na palestra também foi destacada pelo Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo. “O palestrante de hoje já publicou diversos livros na área da educação, mas o que me chamou atenção foi sobre como ele trabalha o ato de avaliar a aprendizagem. Precisamos refletir e repensar sobre para que e como avaliamos o aprendizado dos alunos. Por isso, ficamos felizes em auxiliar na realização desta palestra, já que a Educação é o alicerce de uma nação”, apontou o diretor.

A palestra foi transmitida ao vivo e está disponível na página de Facebook do IFRO Campus Colorado, clicando aqui.

• palestra-luckesi-ifro-col-001
  • palestra-luckesi-ifro-col-002