Campus Colorado do Oeste realiza Semana do Livro e da Biblioteca

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 09h21 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 09h21 | Acessos: 36202

semana livro 800px 007A Coordenação de Biblioteca do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste, realizou nos dias 21 a 25 de outubro a Semana do Livro e da Biblioteca. O evento comemorado nacionalmente foi criado por meio do decreto 84.631, sendo celebrado nas bibliotecas no período de 23 a 29 de outubro, com atividades que incentivam o ensino, a pesquisa e a extensão.

A programação do evento em Colorado contou com diversas atividades que visam ao incentivo à leitura e à importância da biblioteca na instituição, bem como a importância da leitura em diversos aspectos da formação pessoal e profissional. As atividades foram voltadas para os estudantes de Ensino Médio, dos cursos técnicos e do Ensino Superior.

Três “quizzes literários” foram realizados, separados para cada ano do Ensino Médio: nos dias 21/10 (1º ano), 22/10 (2º ano) e 23/10 (3º ano). As perguntas foram feitas com base nos conteúdos de Literatura e Gramática estudados em sala de aula. As equipes vencedoras foram 1º ano G, 2º ano B e 3º ano C. Como prêmio, os alunos ganharam copos personalizados do evento e pontos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.

A II Feira de Troca de Livros, contou com a livre participação de alunos, docentes e técnicos administrativos do campus. De acordo com o regulamento, os participantes puderam levar um livro ou gibi (em bom estado de conservação) à Biblioteca do Campus Colorado do Oeste, receber um vale livro e trocar por outro livro de 21/10 a 25/10. Foram trocados mais de 60 livros e ainda ocorreu sorteios de brindes.

Outra ação foi a “Campanha de Suspensão Solidária”, que objetivou diminuir ou encerrar as penalidades dos usuários da biblioteca por meio de doação de alimentos. A lista com os alimentos que puderam ser doados e os dias de perdão de multas referentes a cada um ficaram disponíveis para consulta durante todo o evento no setor de atendimento da Biblioteca. Foram recebidos mais de 40 kg de alimentos entre arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, café, açúcar e leite em pó, além de três litros de óleo de cozinha. Os alimentos foram destinados a famílias carentes do município de Colorado do Oeste, por meio de parceria com grupos de pastorais da igreja católica.

Pelo “Varal Literário” foram expostos textos da literatura clássica nacional e de produções literárias de discentes e servidores em espaços de convivência do campus, visando a expandir o exercício da leitura e a valorização da produção literária local.

O diálogo foi proporcionado em Rodas de Conversa e palestras. Com o tema “Dialogando sobre temas polêmicos e contemporâneos da sociedade brasileira”, a Roda de Conversa foi voltada aos alunos de 1º e 2º anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus. As turmas estavam divididas e distribuídas em horários variados dos turnos manhã e tarde. As turmas de segundo ano ficaram responsáveis por organizar dinâmicas variadas para abordar temas relevantes e polêmicos da atualidade. A atividade foi mediada pela professora Aparecida Gasquez de Souza.

Já na Palestra “Leitura: possibilidades e perspectivas na contemporaneidade”, ministrada pela professora do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Moreira Machado Oliveira, foi voltada aos discentes de nível médio e superior. A proposta deste diálogo foi demostrar que é através da leitura que o sujeito acessa o mundo em suas diversas potencialidades, uma vez que seja ela por prazer ou para estudar ou para se informar, a leitura aprimora o vocabulário e estimula o raciocínio, a interpretação e a escrita.

Por fim, a Palestra Interativa, com o tema “Leitura: uma atividade vital”, foi aberta a toda a comunidade do campus. Mediada pelos professores Melissa Velanga Moreira, Leidiany Biavatti da Silva, Maria Helena Ferrari e Elci de Sousa Ramos, foram abordados diversos temas voltados à leitura, tanto do ponto de vista educacional quanto como uma atividade indispensável para a formação dos indivíduos.

A condução da palestra se deu a partir das indagações e colocações feitas pelos participantes. Cada um dos professores mediadores abordou um tema vinculado à leitura e literatura e, a partir da participação do público convidado, os temas foram complementados, formando debate tendo como foco a importância da leitura para a vida e formação pessoal e profissional.

• semana_livro_800px-001
  • semana_livro_800px-002