Acadêmica do IFRO comenta mobilidade internacional na Colômbia

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 16h07 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 17h49 | Acessos: 1527

Foto 4

Ghabriely Xisto Ricardo é uma dos três acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), que participam de mobilidade acadêmica internacional na Colômbia, através do Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEEX). Ghabriely, que estuda o curso superior de Zootecnia no Campus Colorado do Oeste, a princípio pesquisaria “Nutrição Animal - Utilização de óleos essenciais em concentrados para aves em substituição ao uso de antibióticos e análise de ovos e carne crua”, na Universidad Nacional de Colombia (UNAL), em Palmira, mas conta que o foco da pesquisa acabou mudando.

“Posso aprender muito com o desenvolvimento desta pesquisa com peixes. Espero que o desenvolvimento deste intercâmbio me traga muitas descobertas” diz acrescentando: “Talvez com o conhecimento que terei aqui possa ter um negócio voltado para a área de peixes”.

Sobre a viagem até chegar à Colômbia, Ghabriely considerou, a princípio, tranquila. “Porém depois embarcamos no avião e fiquei com receio, pois nunca tinha entrado em um avião”, relembra entre risadas. “Durante a viagem até Palmira passamos por umas duas turbulências. Passamos por Buenos Aires, nosso voo tinha conexão e nem sabíamos. Pensa no desespero. Achávamos que tivéssemos pegado o voo errado. Esperamos muito nos aeroportos. Levamos 3 dias para chegar a Palmira”.

Ghabriely divide uma casa com mais quatro pessoas: seus colegas de intercâmbio do IFRO, Alice e Henrique, e mais dois hondurenhos.  “A convivência é boa. Eles são compreensíveis quanto ao idioma e nós com eles”, destaca acrescentando que  “o idioma é a base. Mas estamos nos acostumando, aprendendo cada dia algo novo.  Para mim o idioma é bastante compreensível caso a pessoa fale devagar, porém existem palavras que não conheço, então estou aprendendo”.

A acadêmica avalia o relacionamento com os professores como positivo. “Com os alunos estou me adaptando ainda. Alguns querem muito aprender algo de português”, informa.

Foto 1: Ghabriely no seu primeiro dia na Universidad Nacional de Colombia (UNAL) – Sede Palmira

Foto 2: Acadêmicos do IFRO no Bosque Municipal de Palmira durante o 25º Festival Ricardo Nieto

Foto 3: Ghabriely na propriedade onde desenvolve seu projeto

Foto 4: Visita técnica na Represa la Salvajina