Grupo de Pesquisas Espaciais do IFRO tem projeto aprovado em edital da Fapero

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 18h09 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 19h16 | Acessos: 1323

Campus Colorado

O Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, teve um projeto de pesquisa aprovado junto à Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (FAPERO).

O projeto aprovado foi submetido ao Programa de Apoio à Pesquisa de Inovação Tecnológica (PAP-INTEC/AGRITECH) chamada FAPERO Nº 011/2018, concorrendo com um total de 18 propostas submetidas por diferentes instituições de ensino e pesquisa, entre elas EMBRAPA e UNIR.

Segundo a coordenadora do projeto, Dra. Ranieli dos Anjos de Souza, o projeto aprovado tem como título “Mapeamento de Áreas Agrícolas e Pastagens com Caracterização dos seus Níveis de Degradação no Estado de Rondônia” e faz parte da pesquisa de doutorado do professor Ms. Valdir Moura, que vem desenvolvendo o estudo junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Cascavel, sob a orientação do professor Dr. Jerry Johann. “O projeto tem previsão de início para setembro de 2019, com duração de 12 meses. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizada a estrutura do grupo de pesquisas GREES, o corpo docente que compõe o grupo e bolsistas acadêmicos do curso de Agronomia e Técnico em Agropecuária”, destaca Ranieli.

O objetivo deste estudo consiste em mapear culturas agrícolas e áreas ocupadas com pastagens e desenvolver metodologias para avaliar os níveis de degradação das pastagens com o uso de sensoriamento remoto. O professor Valdir destaca que o diferencial desta pesquisa é a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning e Data Mining.

Para o Dr. Johann, este tipo de pesquisa irá contribuir de maneira significativa no desenvolvimento da cadeia do agronegócio para o estado de Rondônia e, principalmente ao IFRO, porque irá despertar nos demais professores e pesquisadores a necessidade buscar recursos externos.