IFRO promove Passeata do Meio Ambiente em Colorado do Oeste

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 16h10 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 19h26 | Acessos: 1782

passeata ambiental ifro col 019

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, promoveu no dia 31 de maio a Passeata do Meio Ambiente, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e contou com a participação de várias instituições do município. A atividade fez parte da XII Semana do Meio Ambiente do IFRO.

Realizada pelos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRO junto com servidores do Campus, a passeata contou com a participação do Tiro de Guerra 12/001, Guarda Mirim de Colorado do Oeste, Sedam, Bombeiros Civis, Prefeitura de Colorado do Oeste, Escola 16 de Junho, e Escola Marcos Donadon. Também houve apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar para garantir a segurança de trânsito no trajeto.

A caminhada percorreu cerca de três quilômetros pelas principais avenidas do centro da cidade, visando mobilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. “Com o tema ‘Meio ambiente e Sustentabilidade’, todos nós, alunos, professores e servidores de várias instituições, conseguimos chamar a atenção por onde passamos. Acreditamos que foi uma atividade importante para a tomada de consciência quanto ao papel de cada Ser Humano na proteção e preservação do meio em que está inserido”, avaliou José Elias de Almeida, professor do IFRO.

Após a passeata todos se reuniram nas margens da Lagoa Municipal, ao lado da Rodoviária, onde a APAE apresentou uma peça teatral sobre a importância de se preservar o meio ambiente e as consequências de jogar lixo na rua. E os professores do IFRO enfatizaram a importância da natureza e como podemos ajudar a preservá-la.

No local, um grupo de acadêmicos de Gestão Ambiental coordenou um mutirão de limpeza da praça e da lagoa da Rodoviária, sendo recolhida uma grande variedade e quantidade de lixo espalhado pelo ambiente. Cerca de 150 quilos de detritos foram recolhidos, a maioria composta por plásticos e vidros. “Precisamos demonstrar aos frequentadores do local que é preciso ter mais respeito com a natureza, sendo perfeitamente possível conciliar lazer e limpeza mantendo essa área sempre limpa. Para isto é preciso consciência, cada um fazer a sua parte sem depender da atitude negativa ou positiva do outro”, considerou o professor José Elias.

Os alunos das escolas parceiras tiveram oportunidade de realizar o plantio de mudas de árvores de Ipê no entorno da praça com ajuda de professores e estudantes do IFRO. Os acadêmicos de Gestão Ambiental literalmente colocaram a mão na massa com o objetivo de reflorestar e embelezar cada vez mais a área de lazer.

• passeata-ambiental-ifro-col-006
  • passeata-ambiental-ifro-col-008