Acadêmicos de Agronomia de Colorado aprendem sobre empreendedorismo com agroindústrias

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 17h15 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 08h45 | Acessos: 1033

Campus Colorado Agroindústrias 3

Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o empreendedorismo com agroindústrias.

A atividade foi realizada por meio da disciplina de Empreendedorismo no Agronegócio em 03 de maio e contou com a participação de Sérgio Yassuo Ywamoto, egresso do Curso de Tecnólogo em Laticínios do IFRO, empresário local de agroindústria de leite e pescados, além de representante das agroindústrias do município de Colorado do Oeste.

Sérgio relatou sua experiência empreendedora, contando como ele se tornou um empreendedor, as dificuldades encontradas neste processo e quais são suas perspectivas futuras. Ele também explicou quais são os processos importantes para quem pretende abrir uma empresa nesse ramo, respondendo as dúvidas dos alunos. O palestrante falou ainda sobre o panorama atual das agroindústrias em Colorado do Oeste, que já são mais de 20, em diversos ramos.

Sérgio comentou sobre aspectos importantes para o sucesso enquanto empreendedor, seja na agroindústria ou outro ramo. “O empreendedor está dentro de cada um de nós. É preciso procurar informações e conhecimento para aplicar no seu trabalho, além de saber aceitar críticas para melhorar seu conhecimento. Deve-se saber usar seu conhecimento e criatividade, mas também aproveitar a assistência técnica, tendo a mente aberta para as inovações e olhar atento para oportunidades. Também é fundamental ser sincero e ter compromisso, além de buscar ajudar as pessoas para um bem comum”, considerou o empreendedor.

A professora da disciplina, Damaris Suelen Nascimento, explicou que o objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos conhecerem uma experiência real e local deste ramo do agronegócio. “Foi um relato motivador para quem quer ser um empreendedor do agronegócio. Ficou claro que é preciso empenho e interesse em melhorar a atividade dia após dia, buscando se instruir para o contínuo aumento da qualidade dos produtos oferecidos. O exemplo da agroindústria do Sérgio e sua família, que procuram se capacitar frequentemente, mostrou que esse é um ponto fundamental para o sucesso”, destacou a professora.

• Campus_Colorado_-_Agroindústrias_1
  • Campus_Colorado_-_Agroindústrias_2