Acadêmicos do Campus Colorado participam de práticas de identificação botânica

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 12h50 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 12h50 | Acessos: 1284

oficina campo 01Uma oficina sobre “Técnicas de Identificação Botânica” foi realizada com acadêmicos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. Os trabalhos foram desenvolvidos no dia 16 de fevereiro, inicialmente no laboratório de sementes e, em seguida, em um fragmento de floresta do próprio Campus Colorado do Oeste, onde as características das principais famílias botânicas puderam ser observadas e discutidas.

A atividade foi ministrada pelo Parabotânico Paulo Assunção e coordenada pela Professora Ranieli Souza em colaboração com a Professora Osvanda Moura. Paulo foi colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e participou da 1ª edição do livro “Flora da Reserva Ducke” do INPA, que é um livro referência para a botânica no país. “Com essa atividade, os alunos conheceram na prática os aspectos relevantes para a identificação botânica e conviveram com um profissional com mais de 30 anos de experiência com taxonomia de espécies amazônicas”, afirmou Ranieli.

Conforme relatou a acadêmica de Ciências Biológicas, Luana da Silva, “foi uma honra participar de uma aula com uma pessoa rica em conhecimento na área da taxonomia. Essa é uma profissão na qual deve ser dedicado muito amor e carinho, mas está cada vez mais escassa. Foi muito gratificante tanto ver o amor deste profissional pela natureza, quanto a sua dedicação em passar os seus conhecimentos para nós”, comentou a acadêmica.

A atividade foi uma oficina integrada às disciplinas de Sistemática e Filogenia Vegetal, sendo resultado de um projeto de práticas integradoras de ensino do Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES) que buscou integrar domínios destas áreas. Esses conteúdos fazem parte tanto das práticas de ensino do biólogo enquanto docente, quanto das práticas profissionais de um taxonomista, o biólogo que atua na identificação de espécies.

“Fico feliz em compartilhar com vocês minha experiência e poder falar desta atividade que desenvolvo. Não é impossível para vocês também, desde que vocês tenham dedicação e interesse”, afirmou o Parabotânico Paulo.