Professores de Colorado do Oeste participam do 21º Congresso Mundial de Solos

Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 12h06 | Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 12h07 | Acessos: 1254

Representantes do Campus Colorado no Congresso Mundial de Solos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, teve representantes no 21st World Congress of Soil Science (WCSS). O evento ocorreu de 12 a 17 de agosto de 2018, no Rio de Janeiro. Voltado à área de Ciência do Solo, foi a primeira vez que o WCSS ocorreu no Brasil.

Segundo os professores Fernando Gomes de Souza e Wilk Sampaio de Almeida, que participaram do evento, o pressuposto é de que nas próximas décadas, a pesquisa em ciência do solo deverá propor práticas agrícolas resilientes que possam acomodar as alterações ambientas e climáticas e a segurança alimentar. As próximas duas edições do World Congress of Soil Science já estão definidas. No período de 31 de julho a 5 de agosto de 2022, o congresso acontecerá em Glasgow, Escócia, organizado pela Sociedade Britânica de Ciência do Solo. Em 2026 o WCSS será organizado pela Sociedade Chinesa de Ciência do Solo.

Os dados apresentados fazem parte das respectivas teses dos servidores, que estão com afastamento integral do IFRO para capacitação em nível de doutorado. Ambos participaram de editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP).

No dia 06 de agosto, o Campus Colorado do Oeste recebeu a visita da excursão da 12ª Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC) Rondônia, reunindo pedólogos e pesquisadores de solos brasileiros e estrangeiros. Os participantes foram até uma trincheira onde puderam observar a estrutura do solo naquela área, coletar amostras e debater a forma mais apropriada de classificação daquele solo. As ações desenvolvidas visam levar o nome do IFRO ao cenário nacional e mundial da pesquisa sobre a Ciência do Solo ressaltam os docentes.

WCSS

O objetivo central do Congresso Mundial, realizado a cada quatro anos, é promover a integração, a troca de experiência e o estabelecimento de parcerias entre os pesquisadores da ciência do solo que buscam compreender, sob diversos aspectos, o papel fundamental que o solo exerce para o desenvolvimento e manutenção da sociedade.

Os professores do Campus Colorado do Oeste apresentaram trabalhos científicos durante o evento. O tema de Fernando Souza foi “Multivariate analysis of chemical attributes in anthropic soils under forest at different positions gives landscape in Amazonian” e o título do trabalho de Wilk Almeida foi “Sediment production by different intensity and duration of simulated rainfall”.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo (SLCS) e União Internacional de Ciência do Solo, o evento contou com apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).