Produtores recebem capacitação sobre derivados de leite em Colorado
Produtores rondonienses participaram de curso de capacitação sobre leite e produtos derivados realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, neste mês de maio. Durante o curso, os participantes realizaram a prática de produção na Agroindústria de Leite e Derivados do campus do IFRO.
O curso foi voltado a produtores do Cone Sul de Rondônia, sendo ministrado pelo técnico em laticínios em Minas Gerais, Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto, nos dias 02 a 04 de maio. Ele contou que os participantes aprenderam na prática a produzir derivados de leite como queijo muçarela, minas padrão, iogurte, bebida láctea, e requeijão, além de operar equipamentos e usar técnicas mais eficazes de produção. “Nosso foco foi o treinamento para laticinistas, especialmente o pequeno e médio produtor, para que possam aprimorar sua produção, aprender outras técnicas e usar novas tecnologias e em alguns casos também sair da informalidade e produção artesanal conhecendo como é uma pequena indústria da área”, contou.
Sérgio Yassuo Ywamoto, egresso do curso de Tecnologia em Laticínios do IFRO e presidente da Associação das Agroindústrias Cadastradas no Sim e no Prove de Colorado do Oeste (Agrosipro), avaliou que foi uma oportunidade única participar desta capacitação. “O professor Marco possui mais de 25 anos de experiência na área de laticínios e ministra cursos em todo o Brasil. Com as aulas dele, conseguimos novos conhecimentos e tiramos várias dúvidas para nos aprimorarmos mais nesta área. Agora sabemos até quais os melhores materiais e equipamentos a serem usados para ajudar na produção. E graças ao IFRO, já aplicamos na prática tudo o que ele explicava. Por isso, nós agradecemos a ele pelo aprendizado, ao IFRO por apoiar esta atividade e ao Sebrae por esta parceria”, relatou Sérgio.
A Diretora-Geral do Campus Colorado do Oeste, Larissa Ferraz Bedôr Jardim, salienta a importância de parcerias com outras instituições para o desenvolvimento regional. “Sediamos este curso na área de laticínios, pois acreditamos que ele trará grande retorno ao arranjo produtivo local. E também ficamos felizes em receber a comunidade local em nossa instituição, que está sempre de portas abertas a todos”, afirmou a diretora.
Também foram parceiros a Emater e a Prefeitura de Colorado do Oeste. Para Marco Couto o setor de produtos derivados de leite da região ainda tem um grande potencial a ser explorado. “Esperamos com essa capacitação auxiliar no desenvolvimento da região com o fortalecimento desta área, pois percebemos seu grande potencial”, contou.
Redes Sociais