Pôsteres sobre transgênicos são expostos em escola estadual de Colorado

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 17h02 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 17h06 | Acessos: 2551

Campus Colorado 2

A atividade de extensão “Exposição de Pôster sobre Transgênicos” foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 06 de dezembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manuel Bandeira, no município de Colorado do Oeste. Desenvolvida pelos acadêmicos do primeiro período do Curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, a exposição foi coordenada por professores de três diferentes disciplinas.

Os estudantes expuseram os pôsteres e divulgaram informações acerca dos transgênicos, desde a sua origem até os seus efeitos sobre a saúde humana. As pesquisas foram desenvolvidas interdisciplinarmente, envolvendo a disciplina de Comunicação e Linguagem, sob a orientação da professora Maria Lúcia Colombo, juntamente com os professores Fabiano Gama de Sousa, da disciplina de Introdução à Engenharia Agronômica, e José Elias de Almeida, da disciplina de Metodologia Científica.

Divididos em grupos e subtemas, os acadêmicos realizaram pesquisas, escreveram textos informativos-descritivos e produziram pôsteres (banner) e folderes. Os grupos estavam organizados com os seguintes conteúdos: histórico das plantas geneticamente modificadas; transformação gênica: a obtenção de plantas geneticamente modificadas; manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas e estudo de caso da soja MON 87701 X MON 89788 (BtRR2); resistência de insetos-praga a plantas geneticamente modificadas; transgênicos e aspectos econômicos das plantas geneticamente modificadas e estudos de caso  Milho Bt e Algodão Bt no Brasil; plantas transgênicas e seus efeitos sobre a saúde humana.

“Com o objetivo de divulgar as informações obtidas por meio das pesquisas, optamos por uma escola em Colorado do Oeste, a EEEM Manuel Bandeira, e apresentamos aos alunos do nono ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio, a fim de mostrar a relevância do conhecimento acerca dos produtos transgênicos. Além disso, consideramos muito positiva a experiência oportunizada aos acadêmicos de vivenciar uma situação real de comunicação oral e de divulgação do material produzido por eles a partir de pesquisa e, sobretudo, intentamos despertá-los para o desenvolvimento do pensamento que o conhecimento produzido na graduação deve beneficiar e melhorar a vida da comunidade”, comentou a professora Maria Lúcia.

O diretor da escola visitada, Jefferson Cristiano Vargas, e a vice-diretora, Marinez Bressan, parabenizaram e agradeceram os acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica pela apresentação dos trabalhos. E as supervisoras, Tânia Terezinha Frametti e Nilma Mendes Nery, salientaram que “a parceria com o IFRO no desenvolvimento de atividades desse tipo, fortalece o processo ensino-aprendizagem, pois além de divulgar o trabalho desenvolvido no campus, contribuem para ampliar os conhecimentos, principalmente de temas transversais, como também para incentivar os alunos do ensino médio a ingressarem em um curso superior”.

• Campus_Colorado__1
  • Campus_Colorado__2