Inclusão marca Semana de Educação para a Vida em Colorado

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 19h11 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 19h14 | Acessos: 2149

Campus Colorado 3

A inclusão se fez presente na Semana de Educação para a Vida realizada entre os dias 12 e 15 de setembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. O evento contou com a participação da comunidade surda das cidades de Colorado do Oeste e Cerejeiras.

Durante este mês comemora-se mundialmente o “Setembro Azul”, período em que há várias datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da comunidade surda. Em alusão a isso, o evento do IFRO contou com atividades voltadas para este público, como a apresentação cultural em LIBRAS realizada durante a abertura do evento pelo grupo “Mãos que Falam” da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A Escola Estadual Manuel Bandeira, de Colorado do Oeste, também realizou uma apresentação artística em Libras. E as demais atividades de palestras foram traduzidas pelas intérpretes de Libras Marcela Regina Stein dos Santos, do IFRO, Aline Evangelista de Andrade Mendes, da Escola Manuel Bandeira, e Sandra Regina Barreira, professora aposentada de Cerejeiras.

A intérprete do campus, Marcela, frisou a importância desta inclusão. “Foi uma experiência maravilhosa podermos receber este público aqui no IFRO. É muito bom poder propiciar essa troca de experiência entre surdos e ouvintes. E é importante que as pessoas percebam que a comunidade surda é ativa”, ponderou.

Já a intérprete Aline mostrou seu contentamento em participar desta ação. “É muito gratificante trazermos essas pessoas para um evento assim. Foi muito bom ver a interação que todos tiveram. Por isso, é muito importante todos desenvolvermos a inclusão social e política, de modo que a sociedade saiba que os surdos também têm seus direitos”. Ela informou também que os interessados em participar deste processo podem aprender a Língua Brasileira de Sinais, pois hoje em dia há vários cursos profissionalizantes para intérpretes, tradutores e guias.

Sandra, hoje aposentada, trabalhava como professora na educação de surdos e relatou um pouco de sua experiência profissional na área. “Sempre estávamos ensinando, interpretando e auxiliando de todas as formas os alunos surdos para desenvolver seu aprendizado, não apenas na escola, mas também junto com a família para garantir sua inclusão na sociedade”, narrou. Pela sua experiência, Sandra classificou como de grande relevância a ação do IFRO neste evento. “Foi muito importante para a comunidade de surdos poder participar da Semana de Educação para Vida, até porque são poucas as vezes em que há eventos nos quais eles podem participar. E para os demais alunos ouvintes também foi uma boa experiência, pois puderam ter contato com essa comunidade”, observou.

• Campus_Colorado__1
  • Campus_Colorado__2