Campus Colorado do Oeste entrega certificados para alunas dos cursos do Programa Mulheres Mil

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 09h19 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 09h20 | Acessos: 593

COLORADO MULHERES MIL 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou a entrega de certificados para as alunas que concluíram os cursos de Produtora de Embutidos e Defumados, Operadora de Computador e Maquiagem do Programa Mulheres Mil. Os cursos tiveram duração de 160 horas e foram ministrados presencialmente no Campus Colorado do Oeste.

Para o curso de Produtora de Embutidos e Defumados, as alunas cursaram disciplinas de Microbiologia da carne e produção de matéria-prima com qualidade; Comercialização; Produção de Embutidos e Defumados; Direitos da Mulher e Ética profissional; Noções de Biossegurança; Saúde da Mulher; Qualidade de Vida; Segurança Alimentar e Nutricional; Recomposição de Conteúdos Básicos: Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira; Recomposição de Conteúdos Básicos: Língua Portuguesa; Oratória; Expressão Corporal e Verbal; Mídias Digitais; Noções de Empreendedorismo; Cooperativismo e Economia Solidária.

No curso de Operadora de Computador, as disciplinas foram: Introdução a Hardware; Sistema Operacional e Ambiente Virtual; Ferramentas Microsoft Office; Direitos da Mulher e Ética profissional; Noções de Biossegurança; Saúde da Mulher; Qualidade de Vida; Segurança Alimentar e Nutricional; Recomposição de Conteúdos Básicos: Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira; Recomposição de Conteúdos Básicos: Língua Portuguesa; Oratória; Expressão Corporal e Verbal; Mídias Digitais; Noções de Empreendedorismo; Cooperativismo e Economia Solidária.

As disciplinas cursadas para a formação em Maquiagem foram: Cosmetologia; Tratamento Facial; Técnicas de Maquiagem; Direitos da Mulher e Ética profissional; Noções de Biossegurança; Saúde da Mulher; Qualidade de Vida; Segurança Alimentar e Nutricional; Recomposição de Conteúdos Básicos: Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira; Recomposição de Conteúdos Básicos: Língua Portuguesa; Oratória; Expressão Corporal e Verbal; Mídias Digitais; Noções de Empreendedorismo; Cooperativismo e Economia Solidária.

“O Programa Mulheres Mil é uma oferta do Governo Federal que tem como objetivo capacitar mulheres para o mundo do trabalho. No entanto, o programa vai muito além disso, é sobre empoderar mulheres, pois conhecimento é poder. Vemos aqui além do conhecimento teórico e prático adquirido, mulheres com a autoestima elevada e o orgulho dos familiares. Uma das alunas do Curso de Produtora de Embutidos e Defumados, relatou o quanto seu esposo estava orgulhoso de vê-la apresentando os produtos produzidos no estande do IFRO durante a Expocol. É muito gratificante ver esses resultados na prática tendo a certeza que o programa realmente está atingindo os objetivos propostos”, elencou Ana Karina Nicola Gervásio, Coordenadora Multidisciplinar do Programa Mulheres Mil.

Segundo o Supervisor dos cursos do Programa Mulheres Mil do Campus Colorado do Oeste, Fausto Augusto Teixeira, a conclusão dos cursos é muito importante as participantes. “A conclusão e a certificação desses cursos mostra que a capacitação é uma das principais ferramentas de empoderamento da mulher, e que além da formação profissional, propicia a sua emancipação financeira, mudando sua realidade na sociedade”.

COLORADO MULHERES MIL 7

As alunas matriculadas no Programa Mulheres Mil tiveram a oportunidade de mostrar seus conhecimentos adquiridos no curso de Produtora de Embutidos e Defumados, no estande do IFRO durante a 36° Expocol, realizada entre os dias 12 e 26 de junho. Durante a feira, o município de Colorado do Oeste comemorou seu aniversário de 40 anos. A aluna Dagmar Murari, do Programa Mulheres Mil, declamou uma poesia inspirada na história da cidade. Acesse o link e veja a homenagem no Instagram do campus.

O Chefe do Departamento de Extensão do Campus Colorado do Oeste, Lucien Bissi da Freiria, destacou a participação do Instituto Federal: “o IFRO tem atuado como instrumento de transformação em diversas áreas do conhecimento, oportunizando as pessoas aprendizados e capacitações significativas”.

Para a Diretora de Programas e Projetos do IFRO e Coordenadora-Geral do Programa Mulheres Mil, Márcia Tesser, a conclusão desses cursos tem um significado especial. “É muito gratificante ver mulheres tendo suas vidas transformadas por meio de cursos e de capacitações ofertadas pelo Programa Mulheres Mil, que é um fruto da parceria do IFRO com o Governo Federal por meio do Ministério da Educação, parabéns a essas alunas que concluíram essa importante etapa de suas vidas”, pontuou.

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover qualificação profissional e inclusão educacional, produtiva e social para mulheres que se encontram em distintas situações de vulnerabilidade e risco social: moradoras de zonas urbanas periféricas, privadas de liberdade, cisgênero e transgênero, em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade psicossocial com 16 anos ou mais de idade, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária, de povos originários, tradicionais e do campo, entre outras.

• COLORADO_MULHERES_MIL_1
  • COLORADO_MULHERES_MIL_2