Acadêmico do Campus Colorado do Oeste é premiado na final da 4ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2024, 19h40 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2024, 19h43 | Acessos: 286

mateus pimenta na zoo3 ordenha 2

O acadêmico de Zootecnia, Mateus Daniel Carvalho Pimenta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, alcançou o 2º lugar na fase final da 4ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ). Mateus está no 3º período do curso e concorreu na categoria de treineiro.

A OBZ é uma competição anual que busca promover o conhecimento, a integração e o espírito olímpico entre estudantes de cursos de graduação em Zootecnia em todo o Brasil. Assim, a OBZ é uma oportunidade para estudantes de Zootecnia de todo o país testarem seus conhecimentos, aprimorarem suas habilidades e se destacarem no campo. Ela é organizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O processo de competição desta olimpíada envolve três etapas classificatórias: local, estadual e nacional. A entrega das premiações da OBZ de 2024 ainda será realizada.

prof alan mesquita sem zootecnia 2019 1Mateus conta que essa é a primeira edição da olimpíada em que participa. Ele concorreu na categoria treineiro, que é para quem ainda está nos períodos iniciais do curso de Zootecnia. E comenta como decidiu participar desta competição. “Como iniciante no curso, quis testar meus conhecimentos na área e vi a Olimpíada como uma forma de me arriscar. Stephany Aguiar, uma amiga já veterana no curso, comentou sobre a OBZ e então decidi participar. Eu participei da categoria individual e em equipe, porém em equipe infelizmente não fomos classificados. Mas fiquei muito feliz ao receber o e-mail da organização da OBZ e vi que fiquei no segundo lugar da classificação nacional!”, relatou.

Ele ainda avalia que a oportunidade de participar desta edição da OBZ foi importante em sua formação acadêmica. “Além de aprofundar meus conhecimentos em Zootecnia, a experiência me proporcionou a chance de desenvolver habilidades essenciais, como raciocínio rápido, aplicação prática de teorias e trabalho em equipe. Essa experiência reforçou minha paixão pela área e confirmou meu desejo de seguir nesta carreira, buscando sempre excelência e inovação”, afirmou Mateus.

O orientador olímpico do acadêmico e, também, coordenador do curso de Zootecnia, professor Alan Andrade Mesquita, demonstrou sua alegria com o resultado. “Fiquei extremamente feliz e orgulhoso pelo Mateus, como seu orientador. E como coordenador do curso de Zootecnia, fico ainda mais feliz por ter discentes tão bons no rol de estudantes do curso. Isso é resultado do trabalho e empenho dos nossos discentes de Zootecnia, e, também, de um corpo docente muito qualificado e comprometido com ter um curso de excelência. Por isso, é importante a participação dos nossos discentes nesse tipo de competição, pois mostra que o nosso curso tem qualidade e que estamos formando profissionais na área de Zootecnia com excelência”, reforçou o professor.

O caminho para a conquista

Egresso do curso Técnico em Agropecuária do IFRO, Mateus Pimenta fala sobre a opção pelo curso de Zootecnia e o que essa escolha lhe proporcionou. “Desde pequeno eu gosto de trabalhar com animais. Já cursei o Técnico em Agropecuária no Campus Colorado do Oeste. Essa foi uma experiência que ajudou a decidir em continuar nessa instituição como aluno de graduação em Zootecnia, porque sei que o IFRO está entre uma das melhores do país. Aqui temos diferentes oportunidades, por exemplo, de participar de projetos de pesquisa como o projeto em participo em que se busca saber a predominância de raças de ovinos em Colorado do Oeste. Além disso, vi outros colegas de curso ganharem prêmios e se destacarem, algo que sempre foi um dos meus objetivos como acadêmico. Por isso, foi ótimo poder participar da OBZ e uma grande satisfação receber esse prêmio e ser mais um estudante que trouxe uma vitória para o meu curso e para o Campus”, comenta.

Campus Colorado OBZ Mateus DanielPor ainda estar no 3º semestre da graduação, o acadêmico Mateus conta sobre sua preparação para a competição. “Em algumas questões das provas confesso que ficava em dúvida, pois ainda sou calouro da graduação. Mas sempre ao final de cada etapa eu me sentava com meu orientador, o professor Alan Andrade Mesquita, para tirar dúvidas e pesquisar mais sobre os assuntos abordados nas provas e me preparar para a etapa seguinte”, relembrou.

O esforço do acadêmico foi reconhecido pelo orientador olímpico, professor Alan Mesquita. “É sempre motivador ver o crescimento dos nossos alunos. E vimos isso desde a preparação para as provas, com os competidores nas categorias individual e equipe, treineiros e veteranos, que se esforçaram, buscando provas anteriores e estudando bastante para se classificarem para as etapas estaduais e nacional. Eu, como orientador, fiquei basicamente direcionando os estudos. Por isso, mesmo quem não chegou na final, merece elogios. E parabéns ao Mateus, por todo seu esforço, empenho e dedicação que resultaram nessa conquista”, comentou.

Por fim, o professor, como coordenador do curso de Zootecnia, também agradece a todos que apoiaram a participação dos acadêmicos nesta olimpíada. “Obrigado a todos os professores do Campus que fazem parte do curso, em especial aos professores orientadores, que dedicaram seu tempo, mesmo com tantas atividades que precisam realizar como docentes. Nosso agradecimento também para a direção do Campus e para a Reitoria, que mesmo com todas as limitações sempre estão nos apoiando”, disse.