Estudantes de Ciências Biológicas do IFRO apresentam teatro sobre a preservação da água em escola municipal de Colorado
Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) realizaram apresentação teatral alusiva ao Dia Mundial da Água na Escola Municipal Prefeito Marcos Donadon, de Colorado do Oeste.
A atividade faz parte do projeto de extensão “Celebrar com cultura e arte: uma proposta de ferramenta de ensino-aprendizagem” coordenado pela professora do IFRO, Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda. O projeto foi desenvolvido junto aos acadêmicos do 3º período do curso de Ciências Biológicas, que participaram desde o planejamento até a execução da atividade.
A peça teatral “A Água nos une! Vamos juntos cuidar da nossa Água” foi encenada para mais de 115 estudantes de Ensino Fundamental, além de servidores da escola municipal. Para a diretora da Escola, Edivânia Dias Martins, a atividade foi muito positiva. “Essa foi uma oportunidade valiosa para os alunos do 1º ao 5º ano aprenderem sobre a importância da conservação da água de uma maneira lúdica e educativa. Eles podem compartilhar o que aprenderam com seus pais e responsáveis, incentivando mudanças de hábitos em casa para incentivar o uso consciente da água”, destacou a diretora.
Apresentação teatral
A apresentação da peça foi realizada no palco da escola no dia 22 de março de 2024 para cerca de 115 alunos e 10 servidores. A peça consistiu na narrativa de um drama que garças e peixes viveram em função da poluição das águas do Rio Colorado. Em determinado momento da trama alguns estudantes da Escola Prefeito Marcos Donadon foram convidados a participar. Ao final todos cantaram a música “De gotinha em gotinha”, uma composição de Zé Tatit e Sandra Peres e interpretada pelo grupo Palavra Cantada.
O objetivo da peça foi a sensibilização quanto à necessidade do uso consciente da água, além de esclarecer que os rios não são locais para descarte de resíduos. A coordenadora do projeto explicou que a participação direta do público, que eram estudantes, ajudou a alcançar esse objetivo. “Com isso, foi possível deixar claro, por meio do lúdico, que todos têm a responsabilidade de cuidar da água”, enfatizou.
A diretora da escola, Edivânia, avalia que a dinâmica da atividade foi positiva para a conscientização sobre a importância da água. “Por meio de atividades adaptadas à idade e ao nível de compreensão desses alunos, o projeto teve um impacto significativo em sua conscientização ambiental e em suas atitudes em relação à água. Para os alunos, o projeto incluiu atividades práticas e sensoriais, como experimentos simples para demonstrar a importância da água para os seres vivos e para o meio ambiente. Estudantes puderam interagir com as apresentações e aprender mais sobre a importância da água para os seres vivos. Além disso, o projeto pôde inspirar os alunos a adotarem comportamentos mais sustentáveis em relação ao consumo da água em suas próprias vidas e em suas famílias”, elogiou a diretora.
O projeto “Celebrar com cultura e arte”
O projeto surgiu a partir de uma demanda da comunidade. Segundo a professora Roberta, todos os estudantes do 3º período do curso de Biologia aceitaram o convite. Assim, a proposta se concretizou como um projeto de extensão a ser realizado durante o ano de 2024.
Uma das primeiras atividades do projeto foi a escrita de uma peça teatral, que foi intitulada “A Água nos une! Vamos juntos cuidar da nossa Água”. Essa peça foi elaborada pela professora Roberta e teve contribuições das estudantes Janaína de Oliveira, Deborah Evelyn, Vitória Martins, Glendally Aléthia, Joice Taborda e Neusa Aparecida. A partir daí, a equipe se preparou por meio de reuniões, ensaios e criação das fantasias para garantir o sucesso da apresentação. Também participaram da atividade as estudantes Karina, Edenilde, Lucilene e o estudante Mateus, todos contribuindo para o sucesso da proposta.
A professora enfatizou a importância de atividades deste tipo. “É preciso ampliar os espaços e as metodologias de aprendizagem. Com as atividades de extensão, os estudantes tornam-se protagonistas do seu aprendizado e há troca de conhecimentos e experiências. A atividade desenvolvida foi encantadora e visou a conscientização da comunidade sobre o uso da água. Por isso, agradecemos a diretora da escola, Edivânia, pela oportunidade”, afirmou a professora Roberta.
Para a estudante Bruna, que viveu o papel de um peixe na peça, o projeto proporcionou à turma uma série de benefícios e aprendizados. “Primeiramente, nós estudantes tivemos a oportunidade de compreender a importância da conscientização ambiental e da preservação dos recursos hídricos. Além disso, desenvolvemos habilidades de pesquisa, organização e trabalho em equipe, uma vez que o projeto envolveu a realização de atividades interativas com as crianças do Ensino Fundamental I. Por fim, o projeto também despertou em todos os envolvidos o senso de responsabilidade e a compreensão de que pequenas ações individuais podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente”, comentou a acadêmica.
O grupo espera ainda realizar novas ações. “Novas atividades estão em planejamento. Elas compreendem a celebração de datas do calendário ambiental e afins por meio de ações de cultura e arte. Assim, ocorre o ensino-aprendizagem e a troca de experiências com a comunidade. Com o lúdico pretendemos promover o aprendizado de conceitos, estimular o raciocínio e a criatividade para proteger o meio ambiente”, explicou Roberta. A professora ainda informou que instituições interessadas em receber ações do projeto poderão entrar em contato com o Departamento de Extensão (Depex) do Campus através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Licenciatura em Ciências Biológicas
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste é um curso de graduação ofertado na modalidade presencial e no período noturno. Além das atividades de extensão, várias outras vêm sendo desenvolvidas pelos professores e acadêmicos, a exemplo de estágios e projetos de pesquisa.
A coordenadora do curso, professora Kayena Delaix Zaqueo, ressalta a importância dessas diferentes atividades. “As atividades de estágio e projetos de pesquisa são cruciais na formação de futuros professores, proporcionando experiência prática complementar ao aprendizado teórico. As atividades extensionistas que vêm sendo realizadas por nossos docentes e acadêmicos permitem vivenciar o ambiente escolar real, desenvolvendo habilidades de ensino e compreendendo a dinâmica educacional. Participar dessas atividades prepara os alunos para atuarem com habilidade e comprometimento na prática docente. Além de adquirirem competências técnicas e metodológicas, os licenciandos desenvolvem uma postura reflexiva e colaborativa. Essa formação impacta positivamente não apenas suas trajetórias acadêmicas, mas também a qualidade do ensino nas escolas”, explicou Kayena.
Redes Sociais