Projeto leva capacitação a produtores e técnicos no Cone Sul de Rondônia

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 16h40 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 16h49 | Acessos: 207

Colorado Produtores10Um projeto de extensão institucionalizado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, vem capacitando produtores rurais da região. Além de levar treinamento para equipe técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) e de Secretarias Municipais de Agricultura localizadas no Cone Sul de Rondônia.

Desenvolvido pelo Professor Rafael Reis, a partir de proposta submetida a edital do Departamento de Extensão (Depex/Colorado), no projeto participam também alunos ligados ao Gefor (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Forragicultura do IFRO Campus Colorado do Oeste), dos Cursos de Zootecnia, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Segundo o Professor Rafael, pelo projeto de extensão, foram realizadas até o momento várias ações, sendo um treinamento na área rural do município de Cabixi, com a equipe técnica da Emater e com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, no dia 26/10/2023, no qual participaram cerca de 15 técnicos e 10 produtores rurais que atuam em pecuária leiteira e produção de silagem. E mais dois treinamentos com a equipe técnica da Emater Cone Sul, nos dias 9/11/2023 e 7/12/2023, no IFRO Campus Colorado do Oeste – Setor de Produção Animal 3, com participação de cerca de 25 técnicos de campo da Emater que atuam em pecuária leiteira.

Foi realizado o 10º Dia de Campo de Forragicultura e Pastagens, no dia 22/11/2023, no IFRO Campus Colorado do Oeste, em que estiveram presentes cerca de 250 pessoas, sendo aproximadamente 15 pessoas da comunidade externa, para tratar do tema “pecuária leiteira e forragicultura”.

Houve um acompanhamento de implantação de área de milho para produção de silagem em propriedade rural em Cabixi, no dia 4/12/2023, juntamente com a equipe técnica da Emater Cabixi, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Cabixi. O local será sede de um dia de campo para produtores rurais no próximo dia 6/3/2024.

Outro treinamento técnico foi realizado com a equipe técnica da Emater de Corumbiara, no dia 18/12/2023; e em propriedade rural no município de Pimenteiras do Oeste, no dia 4/12/2023, no qual participaram dois técnicos e cerca de 15 produtores rurais que atuam em pecuária leiteira. Mais um treinamento técnico com a equipe técnica da Emater de Pimenteiras do Oeste, no dia 15/2/2024, em propriedade rural no município de Corumbiara, no qual participaram dois técnicos e cerca de 15 produtores rurais que atuam em pecuária leiteira e produção de silagem.

EMATER

Segundo informações da Emater-RO, a primeira capacitação realizada em 2024 ocorreu em Pimenteiras, na linha sete. Na capacitação, foram demonstradas diversas técnicas e práticas para melhorar o rendimento e a qualidade da silagem de milho, a fim de evitar percas no processo de produção, colheita e estocagem da massa verde. Ainda de acordo com a Emater-RO, produtores interessados na capacitação podem procurar o escritório local do órgão. A matéria completa está disponível neste link aqui.

• Colorado-Produtores1
  • Colorado-Produtores10