Estudantes do IFRO realizam atividade de sociologia através do teatro em Escola Municipal de Colorado
Unindo Sociologia e Artes, estudantes do Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizaram apresentações teatrais para os alunos de Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Marcos Donadon, de Colorado do Oeste.
As peças “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela” e “Gato de Botas” foram apresentadas pelas turmas do 1º E do 1º F do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no dia 21 de junho de 2023. Elas foram prestigiadas pelos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Prefeito Marcos Donadon, que se encantaram com as encenações.
A atividade é resultado de um projeto de ensino e extensão coordenado pelo professor do IFRO, Jefferson Aristiano Vargas. Esse projeto foi organizado dentro da disciplina de Sociologia e trabalhou a imaginação sociológica através de contos de fadas e fábulas. Após reescreverem essas estórias e encenarem no IFRO, algumas foram selecionadas para apresentação na escola municipal.
Resultados no olhar das crianças
A diretora da Escola Marcos Donadon, professora Sandra Valéria, elogiou a iniciativa de trabalhar a literatura com outras áreas do conhecimento e o talento apresentado pelos estudantes durante as apresentações teatrais. “Os estudantes do IFRO usaram da criatividade e aproximaram os alunos com as estórias contadas, permitindo que eles vivenciassem os momentos mágicos da estória com muita interação. Essa atividade de teatro com sociologia através de contos de fadas fascinou os alunos da Escola Marcos Donadon. Ela trouxe na teatralidade gestos, movimentos, sons, vocabulários, expressões e cenários vivos que encantaram o público presente. Inclusive, o cenário vivo foi perfeito e diferencial, tornando as estórias contadas mais emocionantes e cheias de vida. Com certeza, foi um momento de muita aprendizagem, pois as crianças se apropriaram dos saberes literários com muita ludicidade. Vimos seus olhares cheios de alegria. Acredito que esses momentos ficarão eternizados na vida de cada criança”, destacou.
Ela também agradeceu imensamente ao professor e estudantes do IFRO pela iniciativa do projeto literário em levar as estórias contadas e recontadas aos alunos dos 1º ao 5º ano da Escola. “Parabéns aos alunos que são extremamente talentosos. E obrigada ao IFRO pela grande parceria com nossa escola, especialmente aos professores. Desejamos que voltem em outros momentos. Todos têm nossa gratidão por fazer um momento dinâmico e de muita felicidade aos nossos alunos”, enfatizou a diretora Sandra.
O professor do IFRO, Jefferson Vargas, coordenou a atividade e destacou a alegria visível durante as apresentações. “Foi um momento muito importante tanto para os alunos do IFRO que foram apresentar como para os alunos e a escola que nos recebeu com tanto carinho. Foi lindo ver a alegria estampada no rosto daquelas crianças ao se encontrarem com os personagens de histórias que eles já eram fãs”, comentou o professor.
A orientadora educacional do IFRO, Patrícia Berlini, também acompanhou o desenvolvimento da ação e parabenizou o resultado. “Conseguimos perceber nos olhares e aplausos das crianças todo o encantamento dos clássicos infantis a partir do que se materializa no ‘Era uma vez’. Ficamos felizes com a participação de nossos estudantes em um evento como esse e esperamos que se repita. Parabéns aos nossos professores pela iniciativa e aos nossos estudantes pela dedicação”, disse.
Para os estudantes do IFRO, essa foi uma grande experiência. O aluno Luiz Fernando Alves do Carmo falou como foi para ele se apresentar. “Foi uma experiência muito boa. Eu estava com medo de fazer a apresentação no início porque estava com vergonha. Mas depois eu percebi que era muito legal fazer aquilo. Foi muito bom ver o sorriso no rosto das crianças, pois nos faz querer fazer uma apresentação ainda melhor. Enfim, ver o sorriso do rosto delas me fez sentir muito feliz”, contou.
E para a estudante Iasmim Gabrielli Ramos, que estudou naquela escola, a felicidade também foi intensa. “Para mim, foi uma grande experiência, tanto como estudante como pessoa. Eu já fui estudante da Escola Marcos Donadon, então ver hoje aqueles alunos no meu lugar foi gratificante. Foi um momento de descontração e diversão para todos e será um prazer poder vivenciar novamente”, comentou Iasmim.
Formação da sala de aula para além do IFRO
O professor Jefferson relata que essa atividade foi fruto de ações realizadas em sala de aula com a interdisciplinaridade entre Sociologia e Artes. Ele explica que seus estudantes de 1º Ano reescreveram contos de fadas e de fábulas com um olhar sociológico sobre os fatos sociais que ocorrem nas literaturas. Isso resultou em peças teatrais que foram encenadas no Auditório do Campus Colorado. Então, algumas daquelas peças foram selecionadas para apresentação fora do IFRO a convite da direção da Escola Prefeito Marcos Donadon.
A importância de ações do tipo para a formação humana foi ressaltada pelo professor Jefferson. “O IFRO Campus Colorado do Oeste vem promovendo várias ações de ensino, pesquisa e extensão nas mais variadas áreas. Isso porque não basta apenas ter conhecimento técnico, mas também humanístico, fortalecendo a cultura, as artes e o saber”, enfatizou. Ele também expressou como foi relevante trabalhar esse conteúdo em outra escola. “Levar artes e conhecimento sociológico para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I é muito importante. Isso gera neles a oportunidade de uma reflexão sobre sua vivência e tudo isso através de atividades lúdicas. Somos seres sociais, logo precisamos saber qual a sociedade e o meio a qual pertencemos”, comentou o professor.
A orientadora educacional do IFRO, Patrícia Berlini, também comentou a relevância do projeto. “O trabalho com o a releitura dos clássicos infantis para contextualizar aspectos sociais, a formação de nossos valores ou de nossa própria consciência é fundamental para o processo de formação humana. Os estudantes do IFRO conseguiram, através de uma personificação, transmitir às crianças que atitudes ruins têm consequências ruins e que precisamos refletir sobre nossas atitudes enquanto cidadãos”, destacou Patrícia.
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