Licenciandos de Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste realizam atividade de curricularização da extensão na APAE

Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 12h18 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2023, 12h20 | Acessos: 66895

Colorado Apae 6Acadêmicos e professores do 4º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram de atividades de curricularização da extensão na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Colorado do Oeste (RO).

As atividades desenvolvidas fazem parte do projeto de extensão “A curricularização da extensão na Licenciatura: A Educação Especial”, coordenado pelo Professor Jefferson Aristiano Vargas. Para ele “é muito importante que os alunos de licenciatura tenham uma vivência com alunos com deficiências. Quando chegarem a regência poderão compreender melhor a diversidade educacional. Assim, terão melhores condições de se tornarem professores com visão da inclusão em todos os aspectos, social, emocional, pedagógico e, principalmente, serão professores mais humanos”. Também integraram a equipe proponente da atividade as professoras e biólogas Kayena Delaix Zaqueo, Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira, Quézia Cristina de Lima Santos e Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda.

Durante a execução do projeto, foram realizadas reuniões na APAE, com o objetivo de definir o tema a ser desenvolvido junto aos alunos, e reuniões no âmbito das disciplinas para planejamentos necessários. Após a etapa de planejamento, foi realizada a primeira visita dos acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas à entidade, na manhã do dia 17 de abril de 2023.

A segunda visita ocorreu na manhã do dia 23 de maio de 2023. Com o uso do lúdico, a equipe executora do projeto realizou apresentações de coleção entomológica, resultado de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Zoologia de Invertebrados II; teatro, produzido na disciplina de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; e frutos de diferentes espécies vegetais, resultado dos estudos de Anatomia e Morfologia Vegetal.

Para a licencianda Júlia Cristiana Bastolla Linhares “o projeto de extensão na APAE foi esclarecedor, principalmente sobre como a inclusão está nos detalhes mais simples. Sabermos da realidade de instituições como aquela vai além da formação profissional, que é o foco do IFRO, mas está ligada à formação pessoal e a como podemos, independente do rumo que seguirmos ao deixarmos o Instituto, continuar fazendo inclusão”.

Já conforme a acadêmica Natália do Valle Dias Carlos “a partir desse projeto eu me sinto mais preparada para atuar com alunos com deficiência. Agradeço aos professores e à APAE pela oportunidade. Foi maravilhoso o carinho e maneira com que fui acolhida pelos alunos, literalmente me senti em casa, eu me encontrei ali, percebi que tenho vocação para estar ali.”

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste é coordenado pela Professora Kayena Delaix Zaqueo. É um curso de graduação ofertado na modalidade presencial e no período noturno. Além das atividades de curricularização da extensão, várias outras vêm sendo desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos, a exemplo de estágios e projetos.

• Acadêmica_Natália_do_Valle_Dias_Carlos
  • Colorado-Apae_1