Campus Colorado recepciona projeto do Poder Judiciário sobre conscientização da violência contra as mulheres

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 16h01 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 16h01 | Acessos: 47364

Colorado Palestra 5Servidores participaram de palestra do Projeto “Por Elas, Por Nós: Processos Dialógicos às Comunidades Inteiras”. O evento foi promovido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, no dia 14 de março de 2023, pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

Na atividade foram debatidas diversas questões sobre a violência nas relações de gênero, especialmente a violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa foi uma ação da Comarca de Colorado do Oeste por meio do Núcleo de Atenção Psicossocial em parceria com o Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE) por meio dos setores de Serviço Social e Psicologia do Campus Colorado do Oeste do IFRO. Da Comarca participaram a Juíza de Direito da Comarca de Colorado do Oeste, Miria de Souza, os assistentes sociais Joel e Jordânia e os psicólogos Luana e Thiago.

A Assistente Social da Comarca, Jordânia Maria Damasceno, iniciou a atividade ao explicar a origem do projeto. Ela contou que o nome “Por Elas, Por Nós” remete a reflexão de que esse tipo de violência não atinge apenas as mulheres, mas a todos. Também disse que uma das ações é desenvolver círculos de discussão e reflexão sobre a temática nas instituições de ensino.

Segundo a Juíza de Direito da Comarca de Colorado do Oeste, Miria do Nascimento de Souza, “a discussão do tema se mostra necessária e urgente, para repensar os vários tipos de violência contra as mulheres, questionando as violências que foram naturalizadas ao longo do tempo, e que por muitas vezes acontecem no nosso cotidiano de forma imperceptível. Ao tomarmos consciência de que certas ações são violentas, podemos agir de uma forma diferente e combater as mais diversas violências”, ressaltou.

A Juíza também narrou como esse projeto é desenvolvido. “Com o projeto, queremos dialogar com as instituições de ensino, as instituições religiosas, e com toda a sociedade sobre as diversas situações em que a violência acontece, apresentar quais são os canais disponíveis para que as vítimas procurem ajuda, e quais as medidas jurídicas que podem ser concedidas, a exemplo da medida protetiva de urgência, que determina ao autor da violência a proibição de aproximação e de contato com a vítima. A partir desse diálogo, objetivamos que as pessoas vivam seus relacionamentos familiares e afetivos com mais respeito, menos violência”, explicou.

A Assistente Social do IFRO, Lorena Soares de Oliveira, comenta sobre a importância desta atividade para a comunidade escolar. “A violência doméstica é algo latente em nossa sociedade, e está presente em todas as classes sociais. É importante que haja sensibilização de todos, pois não é algo normal e precisa ser combatida”, destacou.

• Colorado-Palestra_1
  • Colorado-Palestra_2