Servidores do Campus Colorado são treinados para operar equipamentos de agricultura de precisão

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 14h00 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 14h00 | Acessos: 47529

Treinamento de Agricultura de Precisão em Colorado 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, realizou o curso de capacitação para uso de um simulador adquirido pela unidade. O treinamento foi nos dias 22 a 24 de março de 2022, com objetivo capacitar os docentes para o uso da tecnologia em agricultura de precisão.

O curso “Capacitação para uso de simulador de agricultura de precisão” foi solicitado pelo Departamento de Extensão do campus (Depex) e coordenado pelos Professores Jessé Alves Batista e Patrícia Cândida de Menezes, contando com a participação do Professor Willian Mota

O IFRO Campus Colorado adquiriu recentemente dois equipamentos, Trimble NAV-900 e GFX-750, que serão utilizados para aulas e treinamentos para comunidade interna e externa. O equipamento simula operação agrícola de precisão, ao simular uma máquina operando no campo. Nos aparelhos, os alunos poderão ser treinados para uso desta ferramenta para operar tratores, pulverizadores e colhedoras. O dispositivo possui todos os componentes para pilotagem elétrica do trator: é retirado o volante original e colocado um suporte junto com o volante elétrico, dando acesso a todas as operações.

O Professor Jessé explicou mais detalhadamente o funcionamento do equipamento: “o NAV-900 é um receptor GNSS geodésico que, estando acoplado, permite o direcionamento de qualquer máquina agrícola a partir de sinais recebidos de constelações de satélites artificiais tais como GPS, GLONASS, COMPASS, GALILEO entre outras. Esse equipamento permite o direcionamento da máquina por piloto automático melhorando o desempenho das mais diversas operações agrícolas. O monitor GFX-750 é um sistema Android que vem equipado, entre outras coisas, com o App Field-IQ da Trimble que permite o planejamento, execução e monitoramento das operações agrícolas a partir da conexão com o NAV-900 a partir do controle por volante elétrico com piloto automático adquirido em conjunto com os dois anteriores”, relatou.

Segundo Willian Mota o planejamento para o uso dos equipamentos é importante inclusive para ações de extensão: “O Depex utilizará o equipamento para oferecer cursos FIC para comunidade externa”, disse o docente.

Já Patrícia ponderou um fato interessante no curso: “achei interessante a possibilidade de utilizar o equipamento adquirido nas máquinas agrícolas do campus, além do uso/função como simulador”.

Ela falou também da importância do uso dos equipamentos nas disciplinas que ministra. “O equipamento adquirido, conjunto monitor GFX-750 e NAV-900, será utilizado nas disciplinas da área de Máquinas e Mecanização para que os discentes possam fazer treinamentos/simulações sobre controladores, sistema de direção automática e outras automações embarcadas nas máquinas visando a otimização das operações agrícolas mecanizadas”, comentou.

O treinamento

O ministrante do treinamento, Rodrigo Corcino, trabalha com agricultura de precisão há 17 anos, principalmente a parte técnica e eletrônica envolvendo o plantio. Hoje ele é representante da distribuidora da Trimble, fabricante dos equipamentos adquiridos pelo Campus Colorado, trabalhando com treinamentos e suporte.

No treinamento, juntamente com os professores e responsáveis envolvidos, realizaram virtualmente algumas aplicações básicas através do simulador. Para Rodrigo, o objetivo do treinamento no simulador teve grande relevância no aprendizado para uso futuro na agricultura de precisão. “A intenção foi essa. Dá para usar o simulador como um treinamento básico: abrir linhas; como funcionaria diagrama de seção; bordadura; curva de nível; e posteriormente, se houver alguma necessidade, dá para colocar em um trator e fazer isso na prática”, disse.

Rodrigo também comentou da importância do uso do equipamento na produção. “Minimizando erros e gastando menos, também, tanto na distribuição de algum produto químico, um adubo líquido ou granular, quanto no plantio também de grãos, onde consegue estipular uma quantidade de sementes e manter aquela quantidade”, relatou.

Ele também agradeceu o convite e falou da necessidade de o Instituto realizar investimento em tecnologia nessa área: “é investir mais nesses equipamentos que, eu vi que é uma escola, Instituto muito forte aqui. E já fui em outras faculdades dar esse tipo de treinamento; então aqui tem essa condição de ter essa estrutura”, disse.

Por fim, falou da importância da união de setores na área agrícola com intuito de formar profissionais capacitados: “Um fator importante que vi aqui também é unir mecanização com a parte de topografia, com vários setores que envolvem isso, que dá para a gente crescer bastante, dá para aprender bastante em um todo, e liberar no mercado bastantes alunos capacitados para trabalhar nessa área”, concluiu.

• Treinamento_de_Agricultura_de_Precisão_em_Colorado_1
  • Treinamento_de_Agricultura_de_Precisão_em_Colorado_2