Aplicadas provas da Olimpíada Brasileira de Biologia aos alunos do Técnico em Agropecuária no Campus Colorado

Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 08h11 | Última atualização em Quinta, 24 de Março de 2022, 08h11 | Acessos: 66785

Aplicação da Prova da OBB 2Discentes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (XVIII OBB). A competição deste ano tem como tema “Desafios e possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas”.

O projeto de ensino tem acompanhamento da Professora Paulla Vieira Rodrigues, que explica que a OBB é um projeto voltado para alunos de ensino médio, organizado pelo Instituto Butantan com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia e Ciência. “É a primeira vez que alunos do Campus Colorado participam da OBB”, ressalta Paulla.

“Normalmente, essas competições acontecem uma vez ao ano, e tem como objetivo principal despertar o interesse dos alunos para o meio cientifico e descobrir talentos nas mais diversas áreas do conhecimento, além de prepará-los para uma rotina de simulados”, diz. Junto com ela estão na equipe de orientação os professores de Biologia do ensino médio: Kayena Zaqueo, Miriam Orloski, Renato Menegazzo, Sirlene Neiva e Tatiane Alves.

A Olimpíada foi na sexta-feira, 11/03, com provas em todo o país, das 9 às 16 horas. Após a prova da primeira fase, os alunos que ficarem acima da nota de corte, passarão para as próximas etapas. “Inscrevemos todas as turmas do ensino médio. Participaram cerca de 600 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio”, conta a Professora Paulla. A participação na prova foi individual.

Participam edição mais de 27 mil estudantes de 685 escolas de todas as regiões do país. Matriculado no 1º ano, Leonardo Talau afirma que “Olimpíada como essa é muito importante porque avalia o conhecimento geral dos estudantes, com isso os professores podem programar melhor o ensino e, além disso, também pode despertar o interesse do aluno pelo conteúdo e querer avançar para as próximas etapas”. Ele completa: “essa Olimpíada me apresentou vários tipos de conteúdo na Biologia, e o processo de realização dela é muito parecido com o de outras provas, então tudo é aprendizado”.

“Acredito que um dos principais objetivos desse tipo de evento acadêmico-cientifico, é despertar o interesse e contribuir na identificação de talentos para as ciências, incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas, além de prepará-los para a realização de simulados e proporcionar desafios visando o aprimoramento de suas formações”, finaliza Paulla Rodrigues.