Docente do Campus Colorado do Oeste é conduzido a representante da Associação Brasileira de Zootecnistas

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 14h21 | Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 14h21 | Acessos: 204487

Campus Colorado tem representante na ABZ 1Servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, é empossado como Diretor Estadual de Rondônia da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). Fagton de Mattos Negrão, professor e coordenador do Curso de Bacharelado em Zootecnia, é o representante rondoniense na entidade.

Desde 2017 o IFRO possui cursos superiores de Zootecnia nos Campi Cacoal e Colorado do Oeste. E agora terá a formação em nível médio no Campus Jaru. “É de extrema relevância a condição de docente do IFRO para aumentar a aproximação com a sociedade, sendo que uma das condições fundamentais para o fortalecimento da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) é estar próximo das atividades cotidianas da sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico local e regional”, explica Fagton.

No caso do Curso de Bacharelado em Zootecnia no IFRO Campus Colorado do Oeste, onde é coordenador, ele avalia que permite a formação de profissionais capacitados a executar a criação racional de animais, profissionais compromissados com o desenvolvimento da pecuária regional e nacional, com o progresso social das comunidades envolvidas e com a proteção ambiental, cientes da necessidade permanente de aprimoramento de seus conhecimentos, competências e habilidades, possuindo ainda capacidade de comunicação e de integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais e com o restante da sociedade civil.

“Em conjunto com a ABZ, ressaltamos a importância da formação de mão de obra especializada capaz de gerar renda, propiciar ocupação qualificada e auxiliar na produção de alimentos e desenvolvimento tecnológico do setor agropecuário, como também com a intensificação dos sistemas produtivos e com o desenvolvimento deste setor, que subsidia grande parte da economia regional”, ressalta.

ABZ

Criada na década de 1980, a Associação Brasileira de Zootecnistas nasceu visando organizar o coletivo em defesa dos interesses do exercício profissional em expansão e da necessidade de cuidar do processo de formação em Zootecnia.

A nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Diretorias Estaduais e órgãos de apoio da ABZ foram empossados no dia 2 de setembro de 2021, durante o 54º Fórum de Entidades de Zootecnistas, realizado em Brasília em formato híbrido. O Zootecnista Marinaldo Divino Ribeiro (Goiás) foi reconduzido ao cargo de presidente, junto ao vice-presidente, também reconduzido, Cássio José da Silva (Brasília).

O Diretor da ABZ Rondônia, Fagton Negrão, possui graduação em Zootecnia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em 2007, e é doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Servidor do IFRO desde 2017, o professor diz que “estar à frente da Diretoria estadual (Rondônia) da ABZ representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a trajetória profissional. Este é um momento de bastante alegria e de muita gratidão. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, com muito comprometimento e responsabilidade, para honrar a credibilidade e a confiança. Com todos os desafios e dificuldades que teremos que enfrentar, será fundamental construir soluções dialogando com os Zootecnistas do estado e com a comunidade”.

As expectativas de trabalhos na ABZ Rondônia para a gestão (2021-2025) compreendem representar a ABZ perante o Zootecnista, entidades, instituições e eventos; elaborar e desenvolver plano de ação e metas da respectiva diretoria; congregar os Zootecnistas do estado com a ABZ; promover ações articuladas com a ABZ no estado; promover articulação de ações de interesse do Zootecnista em parceria com os representantes e comissões de zootecnia perante os conselhos de classe; auxiliar a ABZ no mapeamento demográfico e de competências dos Zootecnistas; auxiliar a ABZ no desenvolvimento de estratégias de aperfeiçoamento das relações institucionais com as instituições de ensino; apresentar proposições de interesse dos Zootecnistas na dimensão legislativa estadual e municipal; e mapear as câmaras e comitês setoriais de entidades e instituições de interesse e articular a representação da Zootecnia nestas composições nas esferas estadual e municipal quando possível.

“Deve-se destacar o congraçamento, o espírito de fraternidade e solidariedade entre os Zootecnistas da região norte do país e, também, a defesa dos direitos individuais e coletivos dos profissionais graduados em Zootecnia, especialmente nos assuntos relacionados às prerrogativas da profissão, além da melhoria e eficiência do ensino da Zootecnia. Todavia, pretende-se estabelecer parcerias institucionais e promover intercâmbios social, cultural e científico e apoiar e/ou realizar eventos de interesse da classe”, finaliza Fagton.

• Campus_Colorado_tem_representante_na_ABZ_1
  • Campus_Colorado_tem_representante_na_ABZ_2