Professor apresenta projetos do IFRO em evento nacional sobre produção leiteira

Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 12h12 | Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 12h12 | Acessos: 144765

Fotos Evento Colorado 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou da realização do evento nacional “Interleite Experience”, realizado entre 3 e 12 agosto pelos portais MilkPoint e Agripoint/EducaPoint. O evento trouxe aos técnicos e produtores conhecimentos e tecnologias, na busca por melhores resultados em tempo hábil quanto ao manejo para a produção leiteira, sendo um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Realizado de forma on-line, o evento contou com mais de 1.200 inscrições e com diversos palestrantes do Brasil, com uma maratona de conhecimento prático e dinâmico.

O IFRO foi representado pelo professor do Campus Colorado do Oeste Rafael Henrique P. dos Reis. Sua participação foi no primeiro dia do evento com os Projetos Ensilagem e SilagemBR, dos quais é coordenador, e estão vinculados à extensão e aprovados em editais de pesquisa do IFRO e desenvolvimento tecnológico entre 2015-2020.

Em sua palestra, apresentou vários dados de projetos de pesquisa em execução vinculados a editais da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesp/IFRO): “O ponto de colheita e maturação interferem na qualidade da silagem de milho”; “Ensacamento de silagem: é possível usar materiais plásticos alternativos”; e “Uso de aditivos na realocação de silagens de milho em diferentes tempos de exposição”.

Na opinião do Professor Rafael Reis, “o evento é um dos maiores do país para pecuaristas, acadêmicos e profissionais que atuam na pecuária leiteira. Por isso, o Instituto Federal de Rondônia não poderia ficar de fora. Poder participar e levar informações técnicas a esse público foi uma experiência incrível, além de representar e levar o nome da instituição”.

Quanto aos assuntos que ele abordou no evento, o docente comenta: “Foi possível falarmos de vários temas relevantes para a ensilagem, por exemplo, sobre a colheita de milho para ensilagem, deixando claro que o momento certo da colheita é ponto fundamental para levar o produtor ao sucesso ou ao insucesso na sua técnica apresentada, e que entender como detectar em campo a sua estrutura e maquinário disponível é essencial”, destacou.

“Foi uma honra muito grande ser convidado para fazer parte do seleto grupo de palestrantes. As discussões foram de altíssimo nível e os palestrantes foram sensacionais, uma equipe fantástica”, diz Rafael, abordando ainda a oportunidade de contribuir na difusão do conhecimento: “a cadeia da pecuária leiteira é muito forte no país e isso não é diferente no estado de Rondônia. Poder participar como palestrante de um dos maiores eventos do país nessa área foi uma oportunidade incrível de difundir informações técnicas e científicas geradas aqui no IFRO para pecuaristas, acadêmicos e profissionais de todo país”.

• Feed_-_Tela_01
  • Feed_-_Tela_02