Professor do IFRO é eleito Coordenador de Curso do Ano pela Associação Brasileira de Zootecnistas

Publicado: Terça, 11 de Mai de 2021, 17h50 | Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 18h13 | Acessos: 113668

sem zootecnia 2019 05 10 041

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Coordenador do Curso de Zootecnia do Campus Colorado do Oeste, Fagton de Mattos Negrão, foi eleito como Coordenador do Ano pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O anúncio dos vencedores dos prêmios institucionais da ABZ ocorreu no dia 10 de maio de 2021 durante a abertura on-line do 30º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec).

Fagton soube que ganhou o Prêmio “Mário Hamilton Vilela” de Coordenador do Ano durante o evento. O docente contou como recebeu a notícia. “Me senti muito honrado pelo reconhecimento. Feliz em saber que somamos com a zootecnia brasileira”, afirmou.

Em seguida ele agradeceu a todos que contribuíram para sua atuação como coordenador de curso. “Agradeço ao IFRO, em especial ao Campus Colorado do Oeste, e, em nome do diretor da unidade, a todos os servidores que fazem parte dessa conquista honrosa. Ser coordenador de curso é um trabalho desafiador, mas com uma equipe que nos dá suporte esse trabalho se torna prazeroso. Agradeço também a todos os alunos do curso por me darem credibilidade e aproveito para dizer-lhes que acreditem no seu potencial, pois eu continuo acreditando”, destacou.

Atuação acadêmica e profissional

O professor Fagton atua como Coordenador do Curso de Zootecnia do IFRO Campus Colorado do Oeste desde a criação do curso, em 2017/1. “O que me motivou a exercer essa função foi mostrar aos alunos que temos profissionais que acreditam no futuro deles e dar-lhes suporte para crescer na área, além de ter uma equipe muito engajada trabalhando comigo”, contou.

Fagton

Ele também relatou alguns dos desafios e conquistas enquanto coordenador. “Ao longo deste tempo como coordenador do curso, tivemos alguns desafios, sendo que os principais foram a manutenção das atividades cotidianas do curso, a contratação de docentes capacitados, as visitas técnicas e os estágios. Mas também tivemos boas conquistas, como saber que somos uma equipe forte e que estamos no caminho correto para o reconhecimento do nosso curso, pois grande parte das atividades e demandas foram atendidas com êxito”, destacou.

Fagton é graduado em Zootecnia pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) e possui pós-graduação em Manejo da Pastagem pela Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Também atua como revisor ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Forragicultura e Pastagem e Nutrição de Ruminantes. O currículo completo dele pode ser consultado na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5027981421862915

Antes de se tornar servidor do IFRO Campus Colorado do Oeste em 2017, ele trabalhou como Zootecnista em propriedades rurais no estado do Mato Grosso. Atualmente, participa dos grupos de pesquisa AMACORTE (Grupo de Pesquisa em bovinocultura de corte na Amazônia), NUPEL (Núcleo de estudos e pesquisas em bovinocultura de leite), GEFOS (Grupo de pesquisas estratégias de produção e conservação de forragem para o período da seca em Rondônia), INTEGRA (Grupo de estudos em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária na Amazônia Ocidental), NEPPA (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal), além de atuar em projetos na área zootécnica.

Prêmio institucional da ABZ

A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) objetiva promover a união, o fortalecimento e o prestígio entre os Zootecnistas do Brasil, além de ser guardiã da educação em Zootecnia nos diferentes níveis de formação e contribuir para a melhoria e eficiência do ensino da Zootecnia entre outros objetivos.

Dentre as ações da ABZ, encontram-se os prêmios institucionais, dentre eles o Prêmio “Mário Hamilton Vilela” de Coordenador do Ano, que tem por finalidade reconhecer institucionalmente o mérito de profissionais Zootecnistas que prestaram ou tem prestado relevantes e destacados serviços à gestão de curso de graduação em Zootecnia na qualidade de coordenador. O nome do prêmio é uma homenagem a Mário Hamilton, engenheiro agrônomo e engenheiro de segurança do trabalho, que, junto ao professor José Francisco Sanchottene Felice, articulou os primeiros esboços do que seria a Zootecnia brasileira.

O processo de escolha para o prêmio foi realizado pelos membros associados da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), tendo sido iniciado em março de 2021. Houve a indicação de três Zootecnistas e coordenadores de curso a nível nacional que, então, passaram por uma votação realizada pela comissão designada pela ABZ. Para a escolha foram considerados vários critérios, incluindo participação no Fórum de coordenadores, na Reunião Anual de Ensino de Zootecnia e nas Reuniões de dirigentes de ensino de Zootecnia, além de trabalhos prestados frente à coordenação de curso de Zootecnia,  avaliação curricular das atividades da área, participação em eventos institucionais e apoio a projetos na área.

Mais informações sobre a premiação em: http://abz.org.br/blog/divulgados-os-vencedores-de-premios-institucionais-da-abz/