Alunas medalhistas de Colorado na Olimpíada Nacional de História do Brasil convidam colegas para nova edição

Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 13h06 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 13h27 | Acessos: 96007

EDUARDA CAROLINE

No final de 2020, foi realizada a final da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e, entre os finalistas, duas equipes do Campus Colorado do Oeste representaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). As equipes narraram sua experiência com a Olimpíada e avisaram que as inscrições para a edição 2021 ainda estão abertas.

Na equipe “Coyote”, a olímpica Eduarda Caroline Machado de Souza foi a ganhadora da medalha de cristal, como a mais bem classificada do estado de Rondônia. Em seu depoimento, Eduarda elogia a plataforma por ser dinâmica e interativa com atividades práticas e divertidas e que, nesse período de pandemia, as etapas foram on-line, o que não interferiu no desenvolvimento. “Obtive diversos aprendizados que levarei para a vida, pois a forma de aprender história se tornou mais leve e acessível. A participação na Olimpíada me ajudou também no ENEM, pois as questões de história se tornaram mais tranquilas de responder”, relata.

Já na equipe “Jayne”, a ganhadora da medalha cristal foi a estudante Lorrayne Eluane de Assis Jesus, como a segunda melhor classificada do estado de Rondônia. Lorrayne comenta que esta foi uma experiência única, com assuntos relevantes cobrados na Olimpíada que ajudam no preparatório para vestibulares, ENEM e concursos, pois os participantes precisam realizar pesquisas, leituras de livros e muita discussão em equipe.

Outra equipe que foi bem na Olimpíada foi o “Trio Sabinada”, chegando até a fase 6 e 7, no total. Uma das integrantes da equipe, Maria Eduarda de Oliveira, expressa que a Olimpíada mudou a vontade de aprender história por ter uma visão dos fatos por vários ângulos. “A competição é diferenciada. Não é somente uma questão de conhecimento teórico, pois não existe uma resposta certa e errada, mas uma avaliação com pontuação adequada para a resposta, sobre o quão certa e verídica ela está. Além disso, a interação com as pessoas da equipe e com a professora orientadora criou laços de amizade devido estar muito tempo juntos debatendo e discutindo assuntos”, finaliza chamando a todos para participarem da Olimpíada.

A professora de História que acompanhou as equipes, Marciane de Souza, parabenizou a todos. “Nós do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO parabenizamos a todos que participaram e desempenharam um trabalho digno de estar em evento grandioso para a história do Brasil”, destacou.

13° edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)

Para aqueles que querem mostrar ou aprimorar os conhecimentos em história, as inscrições para a Olimpíada estão abertas até o dia 23 de abril de 2021. Podem participar estudantes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As inscrições poderão ser feitas no site www.olimpiadadehistoria.com.br.  Esta edição terá início no dia 3 de maio e segue até 12 de junho de 2021.

• EDUARDA_CAROLINE
  • LORRAYNE