Ações para vida saudável são promovidas pela CISSP do Campus Colorado do Oeste
A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, desenvolveu o Projeto Vida Saudável ao longo de 2020.
Foram realizadas atividades semanais diversificadas sobre assuntos como saúde física, emocional e psicossocial dos servidores do Campus Colorado. Essas ações visaram a redução dos agravos causados no ambiente de trabalho, contribuindo para a manutenção da saúde e qualidade de vida dos servidores.
Em tempos de pandemia, a necessidade do distanciamento social é de suma importância para evitar a proliferação do coronavirus e muitos servidores estão realizando suas atividades de casa (home office). Neste cenário, algumas vezes o servidor não tem um ambiente com adequada ergonomia e isso pode trazer patologias específicas.
Neste sentido, respeitando as medidas de segurança e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a CISSP/Colorado inovou em seus programas de saúde, passando a oferecer aulas virtuais, buscando melhoria na saúde e prevenção de doenças aos servidores do campus.
O Técnico em Enfermagem do campus e membro da CISSP, Joacir Lourenzoni, explica as motivações para esse projeto. “O ano de 2020 está sendo atípico em todos os sentidos, devido às questões da covid-19. A CISSP do Campus Colorado do Oeste, mesmo em um momento tão conturbado, criou o projeto Vida Saudável, com o intuito de promover semanalmente ações que potencializassem o bem-estar, a saúde e qualidade de vida aos servidores”, relatou Joacir.
Como a concretização deste projeto foi graças a um esforço conjunto, Joacir, em nome da CISSP, expressa o agradecimento da comissão aos colaboradores: “Embora a dificuldade e as restrições em razão do momento em que vivemos, nós da CISSP cumprimos efetivamente o nosso propósito enquanto comissão. E isso só foi possível devido ao empenho dos membros da comissão, colaboração da gestão do campus e, claro, a participação e interação dos servidores. Por fim, estendemos os nossos sinceros agradecimentos aos proponentes das ações, colegas servidores e profissionais parceiros externos, que se dispuseram em contribuir conosco”.
Atividades diversificadas
Ao longo do segundo semestre de 2020 foram realizadas ao todo 13 ações que, direta e indiretamente, ajudaram a manter e potencializar a saúde dos participantes.
O membro da CISSP, Joacir, comenta sobre os resultados destas atividades. “No decorrer das ações, vários colegas servidores nos procuravam para saber qual seria o tema da semana. Segundo eles, aguardavam ansiosos para interagir com os colegas. Isso nos motivou bastante. Ao término das ações, a comissão (CISSP) avaliou o projeto e as ações como muito positivas”, afirmou.
As diversas atividades virtuais pela CISSP tiveram como temas: Ginástica Laboral em tempos de Pandemia; Dicas de Ergonomia em tempos de Home Office; Saúde Mental e Ansiedade; Como realizar atividades físicas em casa; Alimentação adequada e saudável; Atividade física como alimento para o corpo e para a alma; Técnicas de energização; Saúde da mulher do nascimento à terceira idade; Atividades físicas no lar; Saúde financeira: como economizar e investir; Aula de Hatha Yoga; e Relacionamento interpessoal e fatores psicossociais.
Dentre essas atividades, a ginástica laboral foi realizada periodicamente, em data e hora marcada, virtualmente, e informada com antecedência aos servidores para que pudessem participar. Essa ação tinha como objetivo prevenir distúrbios físicos e emocionais, ou seja, evitar doenças causadas por trabalho repetitivo ou por má postura. Para isso, contaram com o apoio de profissionais da área para ensinar e para acompanhar a realização de atividades que não precisam de acessórios para serem realizadas em qualquer espaço.
Redes Sociais