Projeto Morar+Rural está presente no IV Conect como exemplo de transformação social e inovação
Entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está sediando o IV Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia (Conect), com o tema “Os desafios da transformação digital e sustentabilidade para a gestão pública contemporânea”. No evento, o Projeto Morar+Rural foi apresentado no I Fórum de Projetos Especiais, reafirmando seu papel como uma iniciativa de impacto social e inovação para as comunidades rurais de Rondônia.
Durante o fórum, Monnike Yasmin, Coordenadora do projeto, destacou a relevância da iniciativa. “Participar do Conect 2024 foi uma oportunidade única para apresentar o Projeto Morar+Rural, que une inovação e impacto social. Este evento destacou a importância de integrarmos tecnologia, planejamento estratégico e ações sociais para construir um futuro mais justo e inclusivo, especialmente para as comunidades rurais de Rondônia. Estamos comprometidos em fortalecer essas iniciativas, mostrando que a união entre conhecimento técnico e ação comunitária pode gerar resultados transformadores”.
A aluna do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, Monique Araújo Vieira Barreto, também compartilhou sua experiência com o projeto. “O Morar+Rural tem uma importância significativa tanto para mim, como futura técnica, ao agregar conhecimentos e experiências, quanto para os beneficiários, pois promove uma melhoria significativa em suas condições de vida no setor rural”, afirmou.
O projeto ainda cumpre um papel estratégico ao disponibilizar equipes técnicas qualificadas para a elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia, além do acompanhamento técnico das obras. Também apoia a concessão e operacionalização dos Créditos de Instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), sob a jurisdição da Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Rondônia.
“Quero destacar como o IV Conect mostrou, mais uma vez, o papel do IFRO como protagonista na promoção de inovação na gestão pública. Um exemplo disso foi o Projeto Morar+Rural, apresentando no I Fórum de Projetos Especiais, que ilustra perfeitamente como a união entre tecnologia, comunicação e sustentabilidade pode transformar a gestão pública e impactar de maneira real a vida das comunidades. É um orgulho para todos nós fazer parte dessa história”, diz o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Leocádio.
Morar+Rural
O Projeto Morar+Rural tem como objetivo central proporcionar moradias dignas às famílias rurais, promovendo não apenas melhorias habitacionais, mas também a integração social e o desenvolvimento econômico sustentável. Com um aporte financeiro de R$ 18,75 milhões, oriundo do crédito instalação do Incra, e mais R$ 1,4 milhão de emenda parlamentar do Deputado Federal Thiago Flores, o projeto se apresenta como uma solução concreta para fortalecer as comunidades rurais por meio de habitações adequadas e suporte técnico especializado.
Redes Sociais