Coletivos Estudantis e NAPNE/Calama debatem bullying com alunos da Carmela Dutra

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 17h34 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2024, 17h34 | Acessos: 93

coletivo na carmela dutra 3Estudantes dos coletivos “Cadê minha ajuda?” e “Deficiência não me define” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, acompanhados pela equipe do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), promoveram palestra na Escola Estadual Carmela Dutra. O evento teve como objetivo conscientizar os alunos do 2º ano do ensino médio sobre o bullying, abordando sua definição, tipos, e a nova Lei 14.811/2024, que trata de bullying e cyberbullying. A atividade foi no dia 25 de setembro.

A equipe do Napne foi composta por Lívia Catarina (Coordenadora), Nilcilene Nascimento e Jéssica de França (bolsistas de apoio e cuidados pessoais), Rinaldo Muniz (bolsista técnico de apoio), Gilciana Deodato (intérprete de Libras) e Cleuma Monte (auxiliar administrativa).

Os estudantes Andrey Lago Costa Carvalho, Talita Emanuele Rock Level, Eduarda Gabriely Alves Sued e Thalisson Oliveira Brito, do coletivo “Cadê minha ajuda?”, e Carlos Eduardo Martins Maciel e Aline Pereira dos Santos, do coletivo “Deficiência não me define”, conduziram falas de sensibilização e dinâmicas com os alunos da escola.

Durante o evento, o coletivo “Cadê minha ajuda?” conduziu uma atividade de interação, enquanto o coletivo “Deficiência não me define” compartilhou experiências pessoais, destacando os impactos do bullying. A Coordenadora do Napne, Lívia Catarina, discutiu a nova legislação sobre bullying e a importância de combater essa prática nas escolas, especialmente em relação às pessoas com deficiência.

Rinaldo Muniz, que acompanha o estudante Carlos Eduardo, relatou que a dinâmica foi bem recebida pelos alunos. Carlos Eduardo compartilhou sua experiência como vítima de bullying e destacou a importância de preparar os jovens para a inclusão: “Me senti realizado em contribuir para que os adolescentes desenvolvam um olhar mais inclusivo no futuro”, afirmou. Para Nilcilene Nascimento, bolsista de apoio, foi relevante tratar do tema de forma espontânea. “Foi uma oportunidade de abordar o bullying de maneira acessível e sem ser cansativo”, confirmou.

Talita Rock, estudante e bolsista, destacou a receptividade e interação dos alunos durante a palestra, enquanto Thalisson Oliveira Brito ressaltou a importância de promover atividades como essa no ambiente escolar para conscientizar sobre o bullying. Eduarda Gabriely Alves Sued frisou a necessidade de promover empatia e educação como formas de combater o bullying, dizendo que o momento foi uma oportunidade de refletir sobre o papel de cada um para criar um ambiente de respeito e aceitação. Andrey Lago Costa Carvalho, outro participante, enfatizou a importância de conscientizar tanto vítimas quanto agressores sobre o impacto do bullying e suas consequências legais.

Ao final da ação, a Coordenadora Lívia Catarina comemorou o sucesso do encontro, observando a participação ativa e o retorno positivo dos alunos da Escola Carmela Dutra. O evento foi finalizado com a exibição de um vídeo no qual os alunos da escola repetiam a frase que é lema do Napne: “Juntos somos mais fortes!”.

• coletivo_na_carmela_dutra_1
  • coletivo_na_carmela_dutra_2