Café com Inclusão promove reflexão sobre diversidade no IFRO

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 17h24 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 17h24 | Acessos: 87

Café com inclusão 3O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Napne/IFRO), Campus Porto Velho Calama, no dia 20 de setembro, realizou o “Café com Inclusão”. A iniciativa foi pensada para sensibilizar os docentes e técnicos administrativos sobre a importância da inclusão e valorização da diversidade. O evento ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

A Coordenadora do Napne, Lívia Catarina, destacou os avanços da legislação brasileira e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência: “Foi emocionante ver a participação de servidores de diversos setores, todos unidos por um objetivo comum. Agradeço a todos que contribuíram e participaram”, realçou Lívia.

O Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio, e a Diretora de Ensino, Sheylla Chediak, reforçaram a importância de promover a inclusão na instituição. Sheylla enfatizou o compromisso do IFRO em abraçar a diversidade e a acessibilidade, destacando a dedicação contínua do campus em ações inclusivas.

As apresentações artísticas ficaram por conta de Daniel Lira Vasconcelos, bolsista tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que tocou e cantou “Trem Bala”, e Aline Pereira dos Santos, estudante com deficiência visual, que emocionou o público com a canção “Meu Barquinho”.

Ana Flávia, também bolsista tradutora e intérprete de Libras, comentou ter sido “um momento lindo, que ressaltou a importância da visibilidade e do protagonismo dos alunos com deficiência. Setembro Verde é sobre conscientização e respeito”. Para Cleuma Monte, servidora transposta que atua no Napne, “foi uma experiência positiva que fortaleceu o vínculo entre os servidores. Sinto-me acolhida e realizada no Napne”.

• Café_com_inclusão_1
  • Café_com_inclusão_2