Roda de Conversa discute inclusão e fortalece coletividade no IFRO

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 17h18 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 17h18 | Acessos: 114

roda de conversa 3Os temas inclusão e fortalecimento da coletividade proporcionará diálogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho. No dia 27 de setembro, o coletivo “Deficiência não me define”, composto pelos acadêmicos Carlos Eduardo Martins Maciel, Melyssa Oliveira de Paula e Manoel de Jesus Moreira de Aguiar, do 5º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), organizou a roda de conversa “Desvendando o Coletivo e a Inclusão”, com a participação de Flaviana Tertuliana, idealizadora do movimento “Mães Coragem Indesistíveis”.

O evento foi tutoriado pela Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), Lívia Catarina. Na roda de conversa, Flaviana compartilhou a história do movimento, que surgiu da necessidade de unir forças entre mães de filhos com deficiências, doenças raras e altas habilidades. Ela, mãe de dois filhos atípicos, destacou o apoio mútuo como fundamental para buscar os direitos de seus filhos e fortalecer a autoestima das mães que enfrentam desafios para garantir uma vida digna a suas crianças.

Durante a roda, estiveram presentes estudantes dos cursos integrados e subsequentes. Flaviana ressaltou que “incluir é responsabilidade de todos. Precisamos preparar as novas gerações para construir uma sociedade justa e igualitária, onde todos tenham seu lugar”.

Melyssa, organizadora do evento, refletiu sobre o impacto do coletivo em sua vida. “Cada ação, palavra e pessoa alcançada nos enche de orgulho. Devo muito do que sou hoje a essa experiência, que tem sido transformadora”, contou.

Breno Pires Cavalcante, do 3º ano de Informática, se emocionou com os relatos das mães atípicas. “Tenho autismo e sei como a ansiedade e o hiperfoco afetam a autonomia. A roda de conversa me ajudou a ver a importância de entender e apoiar essas realidades”.

Estudante bolsista do coletivo, Carlos Eduardo celebrou os avanços na acessibilidade. “Saber como apoiar as mães é crucial para garantir uma base sólida para seus filhos. A qualidade de vida deles depende do bem-estar de suas famílias”.

A Coordenadora do Napne, Lívia Catarina, comemorou o sucesso da programação: “esse evento mostrou que, juntos, somos mais fortes. Foi gratificante ver a união de todos para fazer acontecer, e o resultado não poderia ter sido melhor”.

• roda_de_conversa_1
  • roda_de_conversa_2