Primeira edição do Festival de Cultura, Identidade e Educação Ambiental inicia dia 21 no Campus Calama

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 15h18 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 15h56 | Acessos: 46

Festival Territorio 9Acontecerá o primeiro 1º Festival de Cultura, Identidade e Educação Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, nos dias 21 a 25 de outubro. O evento reunirá uma diversidade de artistas locais e manifestações culturais que dialogam com temas relacionados ao meio ambiente, além de trazer a produção científica e artística dos povos e das comunidades tradicionais.

Será uma semana de programação, que contará com as seguintes atividades: no dia 21, às 8 horas, realiza-se a mesa de abertura. De 8h40 as 12 horas (auditório) mesa 1: “Cultura, identidade e meio ambiente: a influência dos modos de vidas de povos tradicionais para a preservação da Amazônia”. À tarde, das 14 às 17 horas, (miniauditório) Cine educação ambiental: apresentação do filme “O Território”, e roda de conversa com elenco e direção do filme. Das 17 às 19 horas (escadaria) tem apresentação Musical com Marcela Bonfim e Amazônia Negra.

No segundo dia, 22/10, entre 8 e 12 horas (auditório) haverá debate na mesa 2: “Literatura e Filosofias indígenas e africanas: redescobrindo identidades”. No período vespertino, 13h30 às 17 horas (auditório), é a vez da Oficina: “Bateria de escola de samba, como funciona?”. E no fim de tarde, das 17 às 19 horas (escadaria): apresentação musical de samba com Ernesto Melo, o poeta da cidade.

No dia 23/10, o período da manhã, das 8 às 12 horas, terá as seguintes atividades: mesa 3 (auditório): “Agricultura familiar diante das mudanças climáticas. justiça climática pra quem?”; e minicurso (Laboratório 4): “Canva, arte e divulgação”. Das 13h30 às 17h30 (miniauditório), será ministrado o minicurso: “Educomunicação socioambiental para cidadaneAR”. E a partir das 17 horas (escadaria), apresentação musical com a banda Beradelia.

Para o dia 24/10, a programação da manhã, a partir das 8 h (auditório) será com a mesa 4: “O papel da literatura na sociedade”. Das 13h30 às 17h30 (miniauditório) tem o minicurso: “Escrita Poética e Imagem”. E às 17 h (escadaria) inicia a apresentação musical com MC Geno, Ney Mura e Txepo Suruí.

Para o último dia (25/10),  das 8 às 12 horas, no auditório, está prevista a Aula de Campo: Desenho urbano e Saúde mental (turma 1); que se repete (turma 2) das 13h30 às 17 h (auditório). Às 17 horas, na escadaria, haverá a apresentação musical Banda Caiariver e Sarau Rimas, Ventos, Velas e Poesias. E para fechar o Festival, das 19h30 às 21 horas, no auditório, será a vez do show de encerramento com o Cantor Écio Duarte, de Goiânia.

Conforme os organizadores, a arte e a cultura desempenham um papel crucial na formação das percepções e dos valores de uma sociedade. Elas possuem o poder de transformar a maneira como as pessoas percebem e reagem às questões ambientais. “Através de exposições, performances e outras expressões artísticas, podemos destacar a urgência da conservação ambiental e incentivar a adoção de práticas sustentáveis. Assim, o projeto visa utilizar a arte como um meio eficaz para sensibilizar o público sobre a importância da preservação do meio ambiente e para promover a mudança comportamental necessária para enfrentar os desafios ambientais que a cidade de Porto Velho vive atualmente. O primeiro Festival de Cultura, Identidade e Educação Ambiental tem por finalidade a realização de exposições e outras manifestações artísticas que integrem artistas locais e a comunidade externa e acadêmica do IFRO, durante o ano 2024”, destaca o servidor Tiago Lins.

Entre os objetivos do Festival estão promover a conscientização ambiental: fomentar a compreensão e a conscientização sobre questões ambientais através da arte e da cultura, incentivando práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente; integrar arte e educação ambiental: explorar como as expressões artísticas e culturais podem ser utilizadas para transmitir mensagens sobre a importância da conservação ambiental e incentivar mudanças comportamentais positivas; e fomentar o engajamento da comunidade acadêmica: estimular a participação ativa da comunidade em atividades que combinem arte, cultura e educação ambiental, criando um espaço para discussão e ação sobre temas ambientais.

Outros objetivos são desenvolver atividades artísticas educativas: criar e implementar exposições e performances que utilizem a arte como ferramenta para educar sobre questões ambientais, como poluição, mudanças climáticas, biodiversidade e questões étnico raciais; incentivar a reflexão e a criação de conteúdo: promover a criação de obras de arte (pinturas, esculturas, vídeos experimentais, etc.) que abordem temas ambientais, encorajando os participantes a refletir sobre suas práticas e o impacto ambiental; e realizar eventos culturais: organizar eventos culturais, que integrem temas ambientais e promovam o diálogo entre artistas, educadores e a comunidade.4

• Festival-Territorio-Calama
  • Festival-Territorio_1