Campus Calama sediará Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Norte

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 15h25 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 15h25 | Acessos: 81

ENPEGO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, será sede, entre os dias 12 e 14 de novembro, do Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Norte (ENPEG Norte). O evento será realizado pelo Grupo de Pesquisa em Cartografia e Educação Geográfica (Cegeo) da UNIR (Universidade Federal de Rondônia). O encontro conta com parceria do IFRO, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento ocorre de modo presencial no IFRO Campus Calama, em Porto Velho. As inscrições para participar são gratuitas e seguem abertas até o dia 10 de novembro, neste link. O prazo para submissão de resumos expandidos está aberto até o dia 10 de outubro de 2024, no mesmo site da inscrição.

Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados posteriormente, sem custos, em livro impresso e digital, com DOI (Identificador de Objeto Digital, em português). As áreas temáticas para submissão de trabalhos são GT 1: Educação Geográfica inclusiva; GT 2: Educação para as relações étnico-raciais e de gênero; GT 3: Educação do/no campo; GT 4: Políticas Educacionais e Curriculares; e GT 5: Práticas de Ensino de Geografia.

O ENPEG Norte abrange dois grandes temas da ciência geográfica, que são: práticas pedagógicas e ensino de Geografia. Tem como objetivos específicos: proporcionar um espaço de reflexão, troca de experiências e atualização para professores, pesquisadores e estudantes da área; atualizar teorias e práticas que envolvem o ensino de Geografia, considerando as mudanças sociais, ambientais e tecnológicas recentes; consolidar um evento que envolva a região Norte, configurando  um espaço de aprendizado e oportunidades para os professores, pesquisadores e estudantes se atualizarem sobre novas abordagens, metodologias e tecnologias  aplicáveis ao ensino, enriquecendo assim sua prática  pedagógica; a criação de uma Rede de Professores e  Pesquisadores da área do Ensino de Geografia do Norte  do país, demarcando um importante espaço para o desenvolvimento e para o avanço das pesquisas na área  nesta região; possibilitar a aproximação do ensino de Geografia nas escolas, nos Institutos Federais e nas Universidades, promovendo integração entre Educação Básica e Ensino Superior; e refletir sobre a formação de professores de Geografia e o mercado de trabalho nesta  área de conhecimento.

O evento contará com a presença do Professor Antônio Carlos Castrogiovanni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), referência internacional da área de Ensino de Geografia, na Conferência de Abertura.

Submissões de trabalhos: até dia 10 de outubro de 2024,  neste link

Inscrições: até dia 10 de novembro de 2024, neste link

E a programação completa pode ser conferida neste link.