Oficina “Entre Cores e Sentimentos” é promovida pelo NAPNE no Campus Cacoal
De maio a julho deste ano, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu a oficina “Entre Cores e Sentimentos: Um Olhar pela Tela”, com o intuito de criar um ambiente para expressar emoções, estimular a criatividade e oferecer apoio por meio da pintura em tela. A oficina disponibilizou 20 vagas, direcionada aos alunos do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e aberta aos demais estudantes.
A oficina fomentou um espaço inclusivo, acolhedor e que promovesse a integração. Através de tintas, cores e pincéis, os participantes foram incentivados a explorar suas emoções e experiências de maneira simbólica e espontânea. A atividade foi conduzida pela Artista, Professora e Arteterapeuta Pamela Caliope, como colaboradora externa, em cooperação com o Professor de Artes do campus, Rivaldo José de Souza Silva, e sob a coordenação da Professora Michelle Ayres Abreu, responsável pelo Napne/Cacoal.
De acordo com a Coordenadora, “a realização dessa ação no campus permitiu que os alunos se descobrissem e, através do desenho, externalizassem seus sentimentos na tela, estabelecendo laços importantes entre arte, emoção e aprendizado”. Ainda segundo Michelle, a arte serviu como ferramenta para a reflexão interna e o crescimento emocional, permitindo que cada aluno expressasse, de forma pessoal, seus pensamentos, sentimentos e vivências.
O Núcleo realiza trabalho com alunos com deficiências, transtornos, altas habilidades, superdotação e demais estudantes do campus, em busca de mais visibilidade acerca da importância de promover ações voltadas a educação inclusiva.
“Quanto à oficina, gostei muito da experiência, principalmente pela liberdade criativa e o acolhimento. Sinto que ainda tenho muito a descobrir e criar com essa oficina, e que para além de uma produção artística estou descobrindo minhas habilidades e sentimentos”, explica Paulo Vinicius de Jesus Frederico, acadêmico da Licenciatura em Geografia.
Os organizadores explicam que a arteterapia é uma prática integrativa e complementar, que contribuiu significativamente para o bem-estar emocional e o processo de aprendizagem dos alunos do IFRO Campus Cacoal. A proposta também procurou promover um ambiente mais inclusivo, sensível e empático enquanto um dos objetivos do Napne.
A ideia da oficina “Entre Cores e Sentimentos: Um Olhar pela Tela” foi que através do uso de materiais como tintas, colagens, massa de modelar e outros recursos expressivos, os participantes pudessem refletir sobre seus sentimentos, experiências e desafios cotidianos, dando voz àquilo que muitas vezes não é dito com palavras. Também fortalece os vínculos entre aluno e escola, atuando de forma preventiva em relação a questões como ansiedade, isolamento e dificuldades de adaptação escolar.
Redes Sociais