Campus Cacoal promove aula de Educação Física com ex-jogadora da Seleção Brasileira do Futebol Feminino

Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2020, 11h51 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 11h19 | Acessos: 61034

WhatsApp Image 2020 05 26 at 7.57.24 AM 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Cacoal, que está desenvolvendo atividades remotas neste período, devido à pandemia do novo coronavírus, inovou o modelo de aula da disciplina de educação física, proporcionando aos alunos debates e troca de informações, com a participação de ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. A iniciativa proporcionou aos estudantes do campus a discussão dos mais variados assuntos ligados à disciplina, como a importância do futebol, mas também a discussão da participação feminina e a luta pela busca de espaço das mulheres.

A iniciativa foi da professora de educação física do Campus Cacoal, Lílian Catiúscia, que convidou a ex-lateral direita, Suzana Cavalheiro, que atuou no Juventus e representou a Seleção Brasileira de Futebol Feminino no Torneio Internacional realizado na China em 1988, para uma aula virtual. Segundo a professora do IFRO a participação da ex-jogadora foi fundamental para o desenvolvimento do conteúdo sobre futebol para os alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio. “Estou dando aula remotamente e desenvolvendo o conteúdo de futebol. Falamos sobre o futebol feminino e convidei a ex-jogadora para falar sobre suas experiências”, relatou.

A professora ainda debateu durante a aula a existência de um decreto que proibia as mulheres de jogarem futebol, por considerar que o esporte não era apropriado para o corpo feminino. “Estou buscando desenvolver aulas que demonstrem como a Educação Física é uma disciplina transversal. Como professora penso que a educação física vai além de conteúdos de saúde, esporte ou movimento em si”, explicou ao ressaltar que o exemplo do futebol, como conteúdo na escola, além de atividade motora, pode também ser relevante para debates a respeito da construção histórica dos sujeitos.

A aula envolveu os alunos que participaram, garantindo uma experiência diferenciada e histórica sobre o futebol. A estudante Júlia Castilho de Souza, do 3º ano de agroecologia estava motivada ao ver como a ex-jogadora falava sobre a modalidade esportiva. “Demorou muito tempo para que as mulheres conseguissem um espaço dentro do mesmo. Foi de grande importância para todos nós escutar sua história de vida, pois acabamos discutindo temas relevantes em torno da luta das mulheres para ganharem um espaço em atividades que só homens praticavam, e também a importância do futebol feminino ser incentivado nas escolas”, analisou a estudante.

Para o aluno, Bruno Miguel Flor, do 3º ano de Informática, as aulas diversificadas da professora Lílian são também um diferencial neste período isolamento: “Na nossa situação atual, onde estamos em quarentena e escassos de interações sociais, creio que uma das maneiras de contornarmos esse problema seja com conversas saudáveis e revigorantes, e é incrível quando um professor traz esse ambiente para a sala de aula”, finalizou.

• WhatsApp_Image_2020-05-26_at_7.57.24_AM
  • WhatsApp_Image_2020-05-26_at_7.57.24_AM_1