Campus Cacoal lança documentário sobre artistas independentes da região da Zona da Mata

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h52 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h56 | Acessos: 27594

Campus Cacoal Documentário 6

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, lançou no início de dezembro de 2019 o documentário “MusiCacoal”. A obra audiovisual integra um projeto de extensão  desenvolvido na unidade, junto a artistas independentes do município de Cacoal e da região da Zona da Mata.

De acordo com o professor de Música da unidade e coordenador do projeto, Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, a iniciativa apresenta a relevância do desenvolvimento cultural da região através de práticas extensionistas do Campus Cacoal, fortalecendo o elo entre o IFRO e a comunidade. “Este projeto teve por objetivo identificar os principais atores na cena musical do município de Cacoal e na região da Zona da Mata, promovendo cursos de capacitação, além de um debate sobre as percepções individuais destes artistas sobre o desenvolvimento da profissão musical na cidade”, relata.

“Ao final, como fruto deste projeto, foi efetuada a produção de um documentário curta-metragem para disponibilização nas redes sociais possibilitando tanto a divulgação dos trabalhos dos artistas envolvidos, como também fortalecendo o debate sobre a cena musical na região”, destaca o docente acrescentando: “Sabemos das dificuldades que já são normais da profissão, mas precisamos entender também as peculiaridades da região e como os artistas podem ter uma vida musical mais sustentável. Todos são excelentes músicos e profissionais. Em alguns casos já vendem seu trabalho até para fora do país, isso demonstra a qualidade do material produzido por aqui”.

Com 20 minutos de duração, o documentário podem ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=ErsOYYCC_7A

• Campus_Cacoal_-_Documentário_1
  • Campus_Cacoal_-_Documentário_2