Grupo Musical IFRO Cacoal apresenta musical “Uma Breve História do Rock”

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 09h24 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 09h24 | Acessos: 26529

Musical Uma breve história do Rock 2O Grupo Musical do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Cacoal, apresentou o musical “Uma Breve História do Rock”. A apresentação foi no próprio Campus Cacoal no dia 27/11/2019.

Os estudantes participantes são: Jordanna Ribeiro, Isabella de Oliveira, Beatriz Inoui, Ana Julia de Almeida Gomes, Paloma Miranda, Marcos Vinicios Amorim, Stefany Graziely, Arthur Sesana, Riul Sudário, Thamirs Klitzke, Giovanna Pereira e Rogério, e os professores Luiz Henrique Aguiar e Leonardo Schockness.

O musical foi fruto do Projeto de Ensino “Grupo Musical IFRO Cacoal”, coordenado pelo Professor de Música, Afonso Romagna. O projeto acontece desde 2017 e o grupo realiza apresentações regulares no campus e em outros espaços do município. “A ideia da produção surgiu a partir do gosto musical dos participantes, neste sentido envolvemos um pouco da história não só musical, mas também social do rock, com apresentações audiovisuais intercalando as apresentações musicais. O período estudado foi entre 1940 e 1990, com sete músicas no repertório que variavam por diferentes períodos e estilos do gênero, no cenário internacional e nacional. Os ensaios aconteceram frequentemente uma ou duas vezes por semana”, conta o docente.

A aluna Beatriz Inoui participa do projeto desde o ano de 2017. Ela, que está finalizando em 2019 o Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, diz: “Foram três anos de projeto que me ajudaram muito a melhorar não só na música, no canto, mas como pessoa. De fato expor um pouco de si é difícil, mas ao fazer isso durante esses três anos eu me sinto mais forte, mais compreensiva e mais resiliente. Foi um honra poder cantar ao lado de todos os participantes. Agradeço ao professor por proporcionar isso, por ter feito os meus anos de Ensino Médio melhor, vou sentir falta disso”.

No seu relato, Jordanna Bruna Gonçalves Ribeiro, estudante do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, mostra que “ao longo desses três anos no projeto de música eu pude perceber a importância da música para minha vida. Lembro que nos dias em que eu não estava nada bem e tinha dezenas de trabalhos e tarefas para fazer eu ia para o projeto e saia uma pessoa de alma renovada. Pude aprender não só sobre música, mas sobre amizade, companheirismo e tantas outras coisas que me fazem querer ser uma pessoa melhor”.

“É muito importante que os alunos compreendam que a música e a arte estão atreladas a diversos campos do ensino, e que os fatos não acontecem por acaso, mas que as conexões sociais e históricas podem ser retratadas através do fazer artístico. O musical foi uma experiência gratificante onde os alunos e também os servidores, já que tivemos a participação de alguns professores, puderam aprender um pouco mais sobre o gênero do Rock, as suas relações políticas, históricas e sociais, e também desenvolverem habilidades técnicas referentes ao canto e ao instrumento. Eu como coordenador admiro a dedicação e entrega de todos os participantes, que sempre conseguem estar motivados para os ensaios em meio ao dia repleto de atividades que eles possuem. Esse ano, ensaiamos diversas vezes no horário de almoço por falta de disponibilidade de salas e horários dos alunos, sou grato por ter um grupo extremamente comprometido e profissional com o fazer musical”, finalizou Afonso Romagna.