Campus Cacoal retoma as atividades do Projeto integrador Quinta Cultural

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 17h17 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 17h36 | Acessos: 1789

Campus Cacoal Quinta Cultural 5

A Quinta Cultural é um projeto interdisciplinar e integrador que vem sendo desenvolvido nos últimos dois anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Cacoal. Coordenado pelo Professor de Música, Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, o projeto acontece na última quinta-feira de cada mês, durante todo o ano letivo.

“A Quinta Cultural surgiu da ideia de que os alunos pudessem compartilhar suas habilidades artísticas de uma maneira mais regular ao invés de um único evento realizado durante o ano, como era o caso do Festival Tecendo Culturas. Também temos o propósito de dar visibilidade às práticas de ensino exitosas que muitas vezes ficam somente dentro da sala de aula”, elucidou o professor.

O principal objetivo da Quinta Cultural é criar um espaço de interação e divulgação de habilidades artísticas dos alunos e servidores do Campus Cacoal. O projeto envolve cerca de 800 pessoas, entre alunos e servidores. Todos podem participar do evento, basta se inscrever por meio de formulário on-line disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As atividades desenvolvidas são voltadas às manifestações culturais, como por exemplo: música, teatro, dança, artes visuais, artes audiovisuais, stand-up, declamações de poesia, atividades relacionadas à literatura, entre outras. A aluna Ana Julia de Almeida Gomes, que cursa o 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, além de colaboradora do projeto é participante ativa. A estudante geralmente apresenta poesias e músicas, não somente de seus artistas e autores prediletos, mas também autorais. “A Quinta Cultural pra mim é uma maneira extrovertida de compartilhar a arte com as pessoas da escola. Abre espaço pra outras pessoas que não são acostumadas a se apresentarem, pois não exige muita formalidade e abre espaço para os que têm costume de apresentar, já que esse é um momento propício para mostrar a arte. A Quinta Cultural revela uma liberdade muito grande e ajuda a nós da escola a estabelecer um vínculo maior com a cultura, pois nesse momento além de nos divertir, nos livramos da monotonia”, contou Ana Júlia.

Os alunos dos Cursos Técnicos do Campus Cacoal passam o dia todo na unidade, pois os cursos são integrais. Tendo isso em vista, o Professor Afonso Felipe idealizou e vem realizando o projeto para que nos momentos de intervalo da última quinta-feira do mês os alunos possam compartilhar suas habilidades artísticas e também se expressarem de maneiras diversas no ambiente de ensino onde passam a maior parte do dia.

Outra aluna que vem se destacando no projeto é Beatriz Sumie de Oliveira Inoui, que cursa Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio. “Eu acho muito legal o Projeto Quinta Cultural porque nós que cantamos, tocamos ou então o pessoal que dança, temos oportunidade de mostrar nosso trabalho. É muito interessante, uma vez que a aceitação do projeto é muito boa e eu que sempre me apresento desde a primeira edição, e pretendo me apresentar até a última, me sinto anfitriã do projeto, junto com as alunas Jordanna Bruna Gonçalves Ribeiro e Ana Julia de Almeida Gomes, já que estamos com o Professor Afonso desde o início. Gosto muito da aceitação do projeto, sempre recebo sugestões e muitos querem saber o que irei apresentar no evento. Fico muito feliz, pois muitos vêm falar comigo sobre o projeto e acredito que ele deva sempre continuar e que cada vez mais as pessoas possam participar. Eu sempre que posso, incentivo as pessoas a se apresentarem”, disse a estudante.

• Campus_Cacoal_-_Quinta_Cultural_1
  • Campus_Cacoal_-_Quinta_Cultural_2