Campus Cacoal firma termo de cooperação com CENAPE de Pimenta Bueno

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 16h12 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 16h18 | Acessos: 1730

Campus Cacoal Parceria 2

No dia 21 de março o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, firmou um Termo de Cooperação Técnico-Científico com o Centro de Atendimento às Pessoas Especiais (CENAPE) – Escola Especial Denise Accorsi Tomio Colaço. O Termo de Cooperação visa estabelecer uma ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, como o apoio à elaboração e à execução de projetos sociais, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, prestação de serviços e realização de estágios.

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março é considerado o Dia Internacional da Síndrome de Down e segundo o site movimentodown.org.br a data foi escolhida justamente porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

O termo foi fixado nesta data com o objetivo de dar visibilidade ao tema, reduzindo preconceitos. “O CENAPE vive basicamente de doações de colaboradores e parceiros. Enfim, sabemos como é difícil manter uma instituição dessa envergadura como o CENAPE, por isso estamos contribuindo com o que podemos”, falou o Diretor-Geral, Davys Sleman de Negreitos.

Com a consolidação da parceria, o Campus Cacoal busca atender de maneira efetiva as necessidades do CENAPE, quanto à programação e execução da festa do milho, a priori, e posteriormente oferecendo subsídios para que possam ser desenvolvidas diversas atividades envolvendo os alunos do Campus Cacoal e estudantes do CENAPE. Nádia Angélica, Diretora do CENAPE, agradeceu a colaboração. “Quando o IFRO realiza projetos, os alunos e servidores sempre têm pensado com carinho no CENAPE e vêm trazer doações para nós que muito têm nos ajudado”, comentou Nádia.

CENAPE

A Escola Especial Denise Accorsi Tomio Colaço é mantida pelo Centro de Atendimento às pessoas Especiais (CENAPE), uma instituição particular filantrópica com 32 anos de existência, atuante no município de Pimenta Bueno – RO. Atualmente atende 134 alunos, conforme informações do Censo Escolar. Dentre os serviços prestados pela escola estão: Atendimento Educacional Especializado (AEE), preparação para o mercado de trabalho, educação precoce, educação física, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, PEVI (Programa de Educação para Vida Independente), atendimentos aos Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), artes visuais, sala de jogos, costura, TV escola, informática, musicalização, artes cênicas, atendimento domiciliar e atendimento alternativo, por meio da modalidade de ensino Educação Especial.

Primeiras ações da parceria

A primeira ação da parceria entre as instituições será voltada à Tradicional Festa do Milho. O CENAPE realizará no município de Pimenta Bueno no dia 08 de junho de 2019, na praça do BNH1 a partir das 17 h a 17ª Festa do Milho. Regionalmente conhecida, a Festa do Milho acontece ao ar livre e conta com ajuda de toda a comunidade, na doação dos alimentos e no preparo das receitas. Toda renda do evento é destinada à entidade e é direcionado à manutenção de veículos, consertos em geral, fisioterapias, compra de medicamentos e atendimento médico para os alunos carentes.   Durante a festa são servidas 5.000 pamonhas, 3.000 churrasquinhos e outros diversos pratos típicos como: canjiquinha com carne de porco, creme de milho com frango, chica doida, tamale, torta paraguaia, cuscuz paulista, bolos, pudim de milho, canjica doce, milho verde cozido, entre muitos outros.

E no intuito de colaborar com esse importante evento, o Campus Cacoal, entregará duzentas aves abatidas para serem usadas no preparo das receitas típicas que serão vendidas na festa. E como acontecerá essa entrega? A empresa Globoaves doou ao Campus Cacoal 200 pintinhos, ração e assistência técnica que for necessária para a criação e engorda das aves.  Para atender a demanda, a Professora e Doutora em Zootecnia, Isis Lazzarini Foroni, que também é Coordenadora do Curso Superior de Zootecnia, está desenvolvendo juntamente com os acadêmicos de Zootecnia e alunos dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroecologia Integrados ao Ensino Médio, ambos oferecido pelo Campus Cacoal, um projeto de pesquisa e extensão que visa oportunizar aos discentes matriculados nos cursos citados, a expansão de seus conhecimentos acadêmicos e humanísticos, por meio da contribuição e da interação com a comunidade.

“Oferecer educação pública e de qualidade aos nossos educandos, proporcionando a manifestação da pertinência social é nosso principal objetivo. Mais do que aprender a lidar com as aves, nossos alunos terão a oportunidade de estabelecer vínculos com a comunidade. Ao CENAPE e seus alunos, esperamos que além de atender às demandas relacionadas à festa, possamos promover visitas técnicas ao nosso campus mostrando-lhes que nós estamos de portas abertas para recebê-los como parceiros e futuramente como alunos”, relatou a Professora Isis.

O projeto objetiva também contribuir para o aprimoramento para a melhoria da qualidade da aprendizagem técnica social dos discentes matriculados nos referidos cursos, envolvendo disciplinas relativas à criação de aves de corte, sendo o foco maior a ampliação das possibilidades da permanência exitosa dos educandos.

• Campus_Cacoal_-_Parceria_1
  • Campus_Cacoal_-_Parceria_2