IFRO faz lançamento do PDI em Cacoal

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 15h23 | Última atualização em Sexta, 09 de Março de 2018, 15h28 | Acessos: 2037

Lançamento do PDI ocorreu na Câmara Municipal e no Campus Cacoal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e da Diretoria de Planejamento (DPLAN) promoveu, na última quarta-feira (7), o lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Cacoal.

O evento ocorreu em dois momentos distintos. À tarde o lançamento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e à noite nas dependências do Campus Cacoal. “O PDI é do interesse de toda a comunidade acadêmica, mas também da sociedade. Por esse motivo realizamos o lançamento em dois momentos, a fim de contemplar nossos alunos do período integral e noturno, além de dar oportunidade para que todos acompanhem e contribuam no desenvolvimento do IFRO”, explicou o chefe de gabinete em Cacoal, Diego Pinheiro.

Construído com a participação de toda a comunidade acadêmica, o PDI/IFRO é o instrumento de planejamento e gestão que traduz a identidade e as intenções do Instituto, no que diz respeito à sua missão, visão e valores, às diretrizes pedagógicas e filosóficas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas e administrativas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.

Segundo o Diretor de Planejamento, Leonardo Araújo, o contato direto entre a equipe da PRODIN e as unidades do IFRO permitem uma comunicação efetiva da estratégia junto aos públicos que são importantes para a instituição. “Esse público participou do apontamento das demandas e agora vamos apresentar o plano de desenvolvimento para que a comunidade possa acompanhar e cobrar a execução dessas metas”, explicou.

A participação da comunidade se deu através de Fóruns de Gestão, ocorridos no mês de março de 2017 em todas as unidades do IFRO. “O grande diferencial deste PDI 2018-2022 para o anterior é justamente a participação social, uma participação efetiva e com qualidade, porque não basta chegar e dizer qual é o problema, mas tentar pensar projetos, soluções e como acompanhar esse planejamento para se tornar realidade”, destacou o diretor.

Pró-Reitora de Planejamento Institucional, Fabíola Moraes destacou a adesão da comunidade acadêmica ao evento. “Tivemos um excelente apoio a esta ação da PRODIN/DPLAN aqui em Cacoal e o resultado foi a expressiva participação dos servidores, alunos, familiares e autoridades presentes”, analisou. “Esse primeiro contato, na visão do nosso Reitor, Uberlando, e dessa diretoria, é essencial para que as pessoas possam contribuir, monitorar, ou mesmo solicitar cursos ou obras, já que o planejamento pode ser modificado ao longo de sua vigência”, complementou Fabíola.

Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman também destacou a presença dos alunos e servidores no evento de lançamento. “Toda a gestão do IFRO está motivada a tornar a execução do PDI uma realidade em nossa instituição. Esse é um compromisso que envolve não apenas as ações presentes, mas especialmente aquilo que esperamos nos tornar e a excelência dos resultados que pretendemos alcançar no futuro”, ressaltou.

• Fabiola_Moraes_e_Leonardo_Araújo_apresentaram_o_PDI_para_a_comunidade_local
  • Lançamento_do_PDI_ocorreu_na_Câmara_Municipal_e_no_Campus_Cacoal