Campus Cacoal certifica novos técnicos em Agropecuária e Agroecologia

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 16h10 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 16h11 | Acessos: 3538

Grupo de formandos e parte dos servidores que atuam em Cacoal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu na última quarta-feira (20) uma cerimônia para certificar 66 alunos que concluíram o Ensino Médio integrado ao curso técnico. Do grupo, 39 foram qualificados em Agropecuária e 27 em Agroecologia.

Tradicional na rotina do IFRO, a cerimônia de 2017 teve um valor especial para o Campus Cacoal, que pela primeira vez em sua história certificou dois alunos indígenas. Oyxabner Gabarip e Goemanhamã Rifate pertencem à etnia Paiter Suruí, povo indígena tradicional na região de Cacoal, e concluíram esta fase de sua carreira estudantil junto ao Instituto.

Reitor do Instituto, o professor Uberlando Leite enalteceu o feito e a força do IFRO na contribuição para o progresso social. “Temos um grande potencial para transformar o Brasil e hoje vimos mais uma prova disso, ao certificar alunos que encontraram no IFRO as oportunidades necessárias para conquistar uma condição profissional técnica e o direito de sonhar com passos maiores na carreira acadêmica”, ressaltou.

Ele também avaliou positivamente o trabalho conduzido pelo Campus, através das declarações feitas pelos formandos durante a cerimônia. “É uma satisfação ouvir uma aluna dizer que não se sentiu um número dentro da instituição, mas que foi valorizada como pessoa e como indivíduo. Para nós é um sinal de que estamos formando profissionais com um conceito elevado de cidadania e reponsabilidade social”, destacou.

Diretor-Geral do Campus, Davys Sleman observou que a influência do IFRO já pode ser sentida nos diferentes setores da sociedade, o que também é uma vitória para o Instituto. “Não é raro encontrar nossos alunos já atuando no mercado ou obtendo destaque nas faculdades e universidades. Os resultados de exames, olimpíadas, do ENEM e de outras atividades são um termômetro de que o Campus Cacoal realmente tem conseguido dar todas as bases necessárias para que nossos alunos se destaquem”, disse.

Futuro

Discursos, celebrações e orgulho foram alguns dos ingredientes que fizeram parte do ambiente preparado na Igreja Batista Nova Aliança para receber a cerimônia. Mas mesmo entre a alegria pela finalização de uma etapa da carreira estudantil, a ansiedade dos alunos pelo futuro também fez parte da festa.

Vanessa Portratz concluiu o curso de Técnico em Agropecuária e revelou que a expectativa pelo que está por vir faz parte das emoções do momento. “A cerimônia foi ótima, principalmente por ser um dia muito esperado. Mas ela também representa o início de uma nova fase, onde iremos arriscar alguns caminhos até conseguir encontrar o que realmente queremos. A conclusão do Ensino Médio aumenta esse receio sobre a carreira que ansiamos e o profissional que queremos ser”, comentou.

A expectativa é semelhante para a formanda Barbara Boscato, que concluiu o curso de Agroecologia. “Ao receber o certificado, veio aquela pergunta: ‘E agora?’ Fiquei pensando nisso durante os discursos. Conclui que o IFRO me preparou para a vida. Meu sentimento em estar finalmente certificada é que estou pronta para ingressar na faculdade”, falou.

• 27_concluintes_no_curso_de_Agroecologia
  • 39_concluintes_no_curso_de_Agropecuária