Campus Cacoal inaugura laboratório de anatomia

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 20h26 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 20h26 | Acessos: 4803

Alunos dissecam um cadáver de carneiro no Laboratório de Anatomia do Campus Cacoal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu a primeira aula de Anatomia em laboratório para o curso de Zootecnia, ativando o ambiente voltado para a prática nesta disciplina. A atividade ocorreu no fim de setembro deste ano e encantou os alunos, que descobriram uma nova maneira de absorver os conhecimentos teóricos adquiridos em sala.

“Este é mais um passo importante na estruturação do curso. A inauguração deste espaço também reflete o esforço de diferentes setores administrativos e de ensino do Campus Cacoal, que atuaram de forma combinada para permitir a viabilização deste espaço e oportunidade para os nossos alunos”, destacou a coordenadora de Zootecnia, professora Isis Foroni.

Médico veterinário e professor no IFRO, Mahatma de Holanda é o responsável pelo novo laboratório e também destacou a inauguração do espaço como uma conquista especial para o campus. “Estamos aprimorando o ensino com uma iniciativa como esta, que traz ao acadêmico uma experiência vital na construção do seu conhecimento e capacitação profissional”, observou.

Isabel Nascimento é acadêmica no IFRO e fez três semestres de Agronegócio antes de optar pelo curso ofertado no Campus Cacoal. “Sempre quis fazer Zootecnia. Aqui é mais difícil, minhas notas são mais baixas do que aquelas que eu tinha no antigo curso, mas prefiro muito mais o curso que realizo agora do que minha antiga opção”, disse.

A convicção dela é tanta, que a aluna revela já ter um plano de carreira acadêmica e pretende “fazer um mestrado e doutorado na área de genética. Esse é um objetivo firmado que eu tenho”. E diante disso, ela explica que as aulas no laboratório dão a ela mais condições de compreender e aprender sobre esta área do trato animal.

“Como tenho essa intenção, os sistemas reprodutores dos animais foi o que mais me chamou atenção. No primeiro semestre vimos só a teoria, mas agora pudemos aliar a teoria à prática. Minha primeira experiência foi incrível. Você vê o animal sendo aberto e pode contemplar aquilo que você só tinha visto em imagens, o que favorece muito o aprendizado”, destacou Isabel.

As aulas práticas aplicadas no Laboratório de Anatomia ocorrem em consonâncias com as normas estabelecidas pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IFRO, que prevê diretrizes sanitárias, bem como diretrizes experimentais para o uso adequado dos animais no processo de pesquisa acadêmica.

• Alunos_dissecam_um_cadáver_de_carneiro_no_Laboratório_de_Anatomia_do_Campus_Cacoal
  • Professor_Mahatma_à_esquerda_é_o_responsável_pelo_Laboratório_de_Anatomia_1