Acadêmicos de Cacoal realizam excursão técnica em três municípios de Mato Grosso

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 17h58 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 18h39 | Acessos: 2779

Campus Cacoal Visita Técnica 4

No período de 6 a 10 de setembro, acadêmicos do quarto semestre de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, visitaram quatro empresas em Mato Grosso. A excursão técnica fez parte das atividades do Projeto de Ensino da disciplina “Produção de Não Ruminantes”, coordenado pelo professor Marco Antônio de Oliveira.

O grupo de 25 alunos esteve nos municípios de Diamantino (onde visitou a Suinobras - Granja Diamantino), Alto Paraguai (Piscicultura Princesa – Grupo Princesa) e Nova Mutum (Frigorífco Excelência Carnes Suínas e JAR Empreendimentos Imobiliários, do Grupo Mutum). As empresas são reconhecidas como referência em suas áreas de atuação e propiciaram aos alunos a oportunidade de conhecer práticas de excelência na produção animal.

No Frigorífico Excelência Carnes Suínas, por exemplo, o grupo do IFRO conheceu o método de abate e o processamento da carne suína para produção de linguiça calabresa e presunto. Já na Suinobras, os alunos foram reunidos em dois grupos, onde tiveram a oportunidade de conhecer o manejo na criação de suínos nas fases de Gestação, Maternidade e Creche, além de conhecerem a Central de Inseminação Artificial (CIA).

“A Suinobras conta, atualmente, com mais de 10 mil matrizes alojadas em Diamantino e possui projeto de ampliação desta granja para 20 mil matrizes. Trazer nossos acadêmicos para experiências como esta permite que eles vislumbrem novas oportunidades de desenvolvimento a partir de práticas de excelência do mercado”, destacou o professor Marco Antônio.

Peixes

O roteiro das visitas no Mato Groso também incluiu uma passagem na Piscicultura Princesa. Os alunos conheceram os trabalhos realizados no Laboratório de Produção de Alevinos; nos viveiros de Alevinagem, de Recria e de Engorda; na Fábrica de Gelo; e na Fábrica de Ração.

Além das visitas, os acadêmicos do IFRO também participaram de palestras sobre Salmonella e Ambiência na Criação de Frangos de Corte, sobre agricultura familiar em Diamantino e outros temas relacionados à sua área de formação. Os estudantes participaram ainda de um momento cultural e assistiram uma apresentação musical organizada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum.

Acadêmica de Agronegócio, Gleyce Bergamaschi participou da atividade e revela que as experiências contribuíram muito para sua formação. “Não foi um passeio, mas sim quatro dias intensos de muita absorção de conhecimento. São coisas que vamos levar para sempre na memória e que certamente nos ajudarão quando estivermos no mercado de trabalho”, defendeu a aluna.

Thays Klitzke terminou o Ensino Médio no IFRO, com formação técnica em Agroecologia. Atualmente cursando Agronegócio, ela não esconde que de todas as atividades que já realizou nos cinco anos em que estuda no Instituto, esta foi a melhor de todas. “Foi um fim de semana de intenso aprendizado, dentro das empresas e fora delas também. Apesar do cansaço, todas as empresas visitadas me fizeram querer cada vez mais trabalhar nessa área, o Agronegócio”, disse.

• Campus_Cacoal_-_Visita_Técnica__1
  • Campus_Cacoal_-_Visita_Técnica__2