Campus Cacoal capacita 22 professores em Rolim de Moura

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 19h13 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 19h25 | Acessos: 1556

Campus Cacoal 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, encerrou mais uma etapa do Projeto de Extensão “O desafio de ações pedagógicas com o uso das TIC - Construção de um plano de ação para fortalecer as ações do NTE de Rolim de Moura”. Nesta fase, duas oficinas de formação do aplicativo GeoGebra aplicado ao estudo das Cônicas capacitaram 22 professores das cidades de Nova Brasilândia e Rolim de Moura.

Coordenado pelo professor do IFRO Juliano Cristhian, o projeto é aplicado em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e com o professor Jorge Werneck, também do IFRO, através do Projeto de Ensino “Geogebra: do instrumento tecnológico ao dispositivo na aprendizagem”.

Segundo o coordenador, o principal objetivo da proposta é contribuir para o fortalecimento das ações do NTE, ampliando o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas da rede pública estadual de educação básica. “Essas ações já ocorrem desde o ano passado, período em que formamos 297 profissionais de educação com as oficinas desenvolvidas”, contabiliza Cristhian.

Integração acadêmica

Werneck acrescenta que, além de capacitar os professores da rede pública, a parceria dá oportunidade aos acadêmicos da licenciatura em Matemática do campus de vivenciar a experiência de sala de aula. “É uma experiência integradora, onde a comunidade é assistida em uma de suas necessidades, enquanto nossos alunos também aproveitam a oportunidade para praticar os conceitos aprendidos durante o curso”, reforça.

Renatto Bambulin foi o acadêmico que ministrou as aulas durante as últimas oficinas, ocorridas em Rolim de Moura e Nova Brasilândia. Ele ingressou no projeto porque acredita que estas atividades oferecem aos professores de Matemática da educação básica um conhecimento importante sobre a interação entre tecnologia e estratégias de ensino. “Para mim foi uma grande experiência poder colaborar e, de forma positiva, me sinto feliz de ter feito um trabalho que, com certeza, irá contribuir para uma melhora no processo de ensino-aprendizagem da nossa região”, comenta.

Coordenadora do NTE de Rolim de Moura, Aparecida Guidelli afirma que o trabalho conjunto com o IFRO trouxe novas perspectivas para os professores da rede básica da região e atendeu um anseio da comunidade. “A parceria com o IFRO nos possibilitou expandir nossa área de atuação. Formações que antes eram demandadas pelas escolas e professores, agora podem ser atendidas. Esperamos que essa parceria possa ser ampliada”, diz.

• Campus_Cacoal__1
  • Campus_Cacoal__2