Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Corrida Rural do IFRO Cacoal atrai recorde de participantes e celebra inclusão em meio à natureza

Publicado: Segunda, 19 de Mai de 2025, 15h46 | Última atualização em Segunda, 19 de Mai de 2025, 15h47 | Acessos: 2590

Pódio 1A segunda edição da Corrida Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizada no domingo, 4 de maio, superou as expectativas ao reunir cerca de 600 pessoas, entre atletas, espectadores e equipe de apoio.

O evento, que combinou esporte, natureza e inclusão, ofereceu percursos de 5 e 10 quilômetros, além de atividades para crianças e participantes com deficiência (PcD). A movimentação teve início logo cedo, com a concentração dos atletas a partir das 5h30. A largada oficial ocorreu às 6h10, dando o pontapé para uma manhã de atividades que exploraram a beleza natural da região.

Os corredores desafiaram-se em trajetos que incluíram pastagens, estradas de terra, áreas próximas a represas e trechos de mata nativa. A iniciativa do IFRO Cacoal também abriu espaço para os pequenos, com corridas infantis de 100, 400 e 600 metros. A inclusão foi um dos pilares do evento, com a participação de pessoas com deficiência no percurso de 5 km, além da realização de uma caminhada também de 5 km.

Para o Coordenador do evento, Raphael Vaz, o expressivo número de participantes foi um dos pontos altos desta edição. “Quase dobramos o número de inscritos em relação ao ano anterior. Acredito que isso demonstra a forte adesão da comunidade de Cacoal e região à Corrida Rural do IFRO”, avaliou. Vaz ressaltou ainda a importância da iniciativa para além do esporte: “o evento incentiva a atividade física e a conexão com a natureza, mas também fortalece a integração entre o IFRO e a sociedade local”.


Superação e união


A servidora Luciana Bandeira participou pela primeira vez da corrida e descreveu a experiência de completar os 10 quilômetros com uma única palavra: superação. “Sou sedentária e nunca fui atleta, mas tinha o objetivo de concluir a prova. O percurso é lindo e a experiência foi muito gratificante. Com certeza me inscreverei para a próxima edição”, afirmou com entusiasmo.

 Já a história de Fabiana Santos ilustra o espírito de união e incentivo presente no evento. Participante das duas edições da Corrida Rural, ela conta que o envolvimento com as corridas começou em 2023, motivado pela participação de seu filho Endrio, que é PcD e utiliza um triciclo para acompanhar a família nas provas. “A felicidade dele contagiou a todos nós. Hoje, ele, eu e minhas outras filhas participamos juntos das corridas”, relatou Fabiana.

 O radialista Theo Santana esteve presente na corrida a trabalho, mas a energia contagiante do evento o motivou a planejar um novo desafio pessoal. “Foi maravilhoso presenciar a energia das pessoas, o apoio mútuo. A competição ficou em segundo plano, o mais importante era participar e ajudar uns aos outros. Já estou envolvido com um grupo de corredores da cidade e com treinos marcados para o próximo ano”, revelou Santana.

  • Chegada
  • Endrio_e_Família
  • Kids
  • Largada
  • Largada_2
  • Luciana
  • Medalhas
  • PcD
  • Percurso
  • Pódio_1
  • Pódio_2
Fim do conteúdo da página