IFRO aprova projeto de R$ 1 milhão junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, teve aprovado o projeto “Executar Ações de Assistência às Organizações da Agricultura Familiar no âmbito do Programa Mais Gestão no Estado de Rondônia”, com recursos no valor de R$ 1.000.000,00 já liberados ao IFRO. O projeto está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Federal.
A proposta é coordenada pelos docentes Marcilei Serafim Germano, Marco Aurélio Nunes de Barros e Davys Sleman de Negreiros. A iniciativa tem como objetivo central fortalecer os processos de gestão de organizações da agricultura familiar, com foco em cooperativas e em associações do setor.
Entre as ações previstas, estão estudos sobre o estágio de maturação da gestão em cooperativas, análise do funcionamento das sociedades cooperativas e o desenvolvimento de atividades voltadas à qualificação da gestão, com vistas à formação, consolidação e acesso a políticas públicas de financiamento.
De acordo com os coordenadores do projeto, “este projeto se faz importante pelos aspectos formativos, pois o sistema cooperativista é um sistema de natureza econômica e social, autogerido em bases democráticas, operacionalizado por meio da ajuda mútua que se destina à satisfação das necessidades econômicas e à promoção social, educacional e moral dos membros a ele integrados e da própria sociedade na qual o cooperativismo está inserido, por isso, processos como este de formação são de extrema importância para a comunidade e para o IFRO como redistribuição à sociedade dos conhecimentos aqui produzidos”.
O projeto será executado em diversas regiões do estado de Rondônia, com foco no apoio técnico e educacional às organizações da agricultura familiar.
Redes Sociais