Campus Cacoal disponibiliza jogo digital na plataforma Steam e Itch.io
Produto foi resultado de um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvido por alunos do IFRO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, lançou em 19 de dezembro o jogo digital Imaginary Chaos Fight nas plataformas Steam e Itch.io. O game é um dos resultados do projeto “Desenvolvimento de jogos digitais com GameMaker” coordenado pela Professora Andreia Maciel e pelo servidor técnico-administrativo em educação Leandro Gabriel.
O jogo está disponível com acesso gratuito nas plataformas. De acordo com a coordenadora do projeto, a ideia de desenvolver jogos digitais na perspectiva do ensino é um fator estimulante e estratégico. “O mercado mundial tem mobilizado bilhões de dólares gerando grandes investimentos em mão de obra. Para alunos que desejam ingressar nesta área é necessário conhecer os tipos de jogos, as plataformas em que os jogos são executados, os aspectos de desenvolvimento e as tecnologias utilizadas na fase de implementação, desenvolvimento e divulgação. Essa é uma das razões do desenvolvimento desta atividade”, justifica Andreia.
O argumento foi comprovado pelo estudante Eubert Lovo, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Bolsista do projeto e desenvolvedor do Imaginary Chaos Fight, junto da colega Ayna Sayuri, ele relatou que a participação foi uma oportunidade de aprendizado e crescimento. “Pude ampliar meus conhecimentos em todas as áreas da tecnologia, pude fazer diferença e história em uma área que sempre fui apaixonado, que é a dos jogos, com recursos e profissionais extremamente qualificados me auxiliando. Penso que tudo isso foi essencial para a conclusão desse projeto com o lançamento do produto”.
Participação em simpósio
O jogo Imaginary Chaos Fight traz batalhas PvP intensas em 2D com seis personagens únicos, cada um com habilidades especiais que permitem diversas estratégias de combate. E antes mesmo do lançamento, o produto já estava sendo visto e experimentado por usuários no XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames 2024, que aconteceu na cidade de Manaus (AM). No evento – o maior da América Latina no campo dos jogos e entretenimento digital – Lovo e Gabriel, também coordenador do projeto, apresentaram o artigo homônimo ao jogo e que descreve o desenvolvimento, os softwares utilizados na concepção e as referências que os autores adotaram na criação do jogo digital.
Para o servidor do IFRO, mais do que a participação no evento ou o lançamento do produto, o processo como um todo foi muito significativo. “A ideia inicial sempre foi de os alunos explorarem ao máximo a sua criatividade, transformando suas ideias em projetos concretos. Por isso fizemos um acompanhamento desde o planejamento inicial, design e programação, até a finalização e apresentação dos jogos. Estivemos sempre em contato, apresentando a eles de perto o universo do mercado de jogos digitais, acompanhando cada detalhe e provando que a união entre educação, tecnologia e criatividade pode gerar resultados surpreendentes”, opina Gabriel.
Perspectiva de futuro
Além do Imaginary Chaos Fight, o projeto também deu forma aos jogos Greenlake Fish Tournament e Spook Game, este já aprovado e em fase final para ser lançado nas mesmas plataformas. Ambos foram desenvolvidos pelos bolsistas Júlio César Marquezin e Kauê Araujo, junto das alunas Sarah Luiza da Rocha, Ana Clara Simão, Lara Telles e Nicoly Vendrametto, que também integraram a equipe.
Para Gabriel, a ideia é dar continuidade ao projeto e permanecer desenvolvendo produtos e experiências em jogos digitais, tanto para criadores quanto para usuários. “A intenção é aprovar novamente o projeto e teremos novos alunos com novas ideias, alavancando a produção de jogos digitais pela instituição, tornando-se um marco contínuo no incentivo à criatividade, ao aprendizado e à construção de oportunidades no mercado de jogos digitais, reforçando o papel do IFRO como uma instituição de ensino inovadora”, indica.
Para a Professora Andreia, o projeto alcançou relevância nas três frentes de atuação do IFRO e os resultados gabaritam o projeto para continuidade. “Promovemos não apenas o aprendizado técnico, mas o desenvolvimento de habilidades em pesquisa e extensão. Os resultados obtidos no projeto foram diversos, como a participação no SBGames, na SNCT nos Campi Cacoal e Ariquemes e a divulgação em plataformas digitais, como a Steam e a Itch.io, ampliam o impacto das produções acadêmicas e criativas dos estudantes”, analisa.
Além disso, ela destaca ainda sua satisfação pessoal com o desenvolvimento da ação. “Como professora orientadora, foi gratificante ver o empenho, a criatividade e o crescimento dos alunos, que se dedicaram com excelência a cada etapa do projeto. Essa iniciativa não só ampliou o conhecimento e as competências dos participantes, mas também evidenciou o potencial educacional e inovador dos Institutos Federais. Agradeço ainda ao Departamento de Extensão (Depex), de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp) e à Direção de Ensino (DE) do Campus Cacoal, cujo apoio financeiro, técnico e institucional fornecido foi essencial para o sucesso do projeto”, finaliza Andreia.
O jogo Imaginary Chaos Fight pode ser acessado pelos endereços: https://store.steampowered.com/app/3341620/Imaginary_Chaos_Fight/ ou https://leo150250.itch.io/imaginary-chaos-fight
O jogo Spook Game, quando disponível, poderá ser acessado pelos endereços: https://store.steampowered.com/app/3341610/Spook_Game/ ou https://leo150250.itch.io/spook-game
Redes Sociais