Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos da Escola Carlos Gomes participam do V Simpósio PDA realizado pelo Campus Cacoal

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2024, 14h52 | Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2024, 14h52 | Acessos: 649

PDA 4Estudantes dos primeiros anos do ensino médio da EEEFM Carlos Gomes, no município de Cacoal (RO), participaram de projeto promovido pelo Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia (PDA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal. A participação foi durante o V Simpósio PDA, em parceria com o Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GP Lin-UNIFAL/MG), o Grupo de Pesquisa Discurso, Sujeito e Sociedade (GP DSS-UNICAP/PE), o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade (PPGAgro, UNIR/RO), a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz, Porto Velho/RO) e o  Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Amazonas/AM).

O projeto intitulado Literatura inglesa: perspectivas do contexto histórico na visão literária, que busca desenvolver a reflexão crítica e o senso de pesquisa sobre temas relacionados à historicidade da literatura inglesa, é coordenado pela Professora de Língua Inglesa, Simone Matia da Silva.

No evento os alunos tiveram contato com os contextos históricos, literários, culturais, sociais e ideológicos da Inglaterra entre os séculos XVI e XIX, por meio da leitura de obras literárias de autores consagrados como: William Shakespeare, Daniel Defoe e Oscar Wilde. Segundo os organizadores, sendo a Língua Inglesa a língua mais falada em nível mundial, após a língua materna, aproximar os alunos dessa realidade permitiu a condução de uma visão diacrônica dos movimentos literários, subsidiando-os para articular e contextualizar por meio de reflexões, a historicidade literária. Eles avaliam que oportunizar esse intercâmbio educacional, no espaço de interação com debates práticos, e conhecimentos a partir da promoção social e humanística, enriquece o ensino-aprendizado pela formação escolar, promovida na educação básica.

Para o Coordenador-Geral do Projeto PDA, Sérgio Nunes de Jesus, “é fundamental cada uma das parcerias. Este ano de 2024, são 40 instituições de Ensino nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste fora da sede (IFRO) demonstrando a seriedade, compromisso e aceitação da comunidade no projeto”.

  • PDA_2
  • PDA_3
  • PDA_4
  • PDA_5
  • PDA_6

 

Fim do conteúdo da página