IFRO e Sebrae lançam projeto para impulsionar Agronegócio Familiar em Cacoal

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 12h19 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 12h20 | Acessos: 215

Cacoal Projeto 5

Parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visa fortalecer gestão da qualidade e presença digital de produtores rurais. Nessa quarta-feira, 20 de março, o IFRO Campus Cacoal, em conjunto com o Sebrae/RO – Unidade de Cacoal, deu um passo significativo rumo ao fortalecimento do agronegócio familiar na região, com o pré-lançamento do projeto “Do Campo ao Digital: Integrando Qualidade e Marketing no Agronegócio Familiar de Cacoal/RO”.

Com o intuito de capacitar e fortalecer 14 pequenas agroindústrias do município, o projeto concentra-se em dois pilares: gestão da qualidade na produção e presença digital. Ao todo, 57 acadêmicos do Curso Superior em Tecnologia do Agronegócio foram capacitados com o tema “Educação que Empreende: transformando conhecimento em ações”. Para o Coordenador do curso, Joel Martins, a iniciativa apoiada por todo o colegiado é crucial para o desenvolvimento sustentável da região. “Estamos comprometidos em apoiar as agroindústrias locais, capacitando-os e proporcionando ferramentas para que alcancem o sucesso em seus empreendimentos”, destaca.

O Coordenador do projeto, Juliano Cristhian Silva, explica que a iniciativa visa não só melhorar os processos produtivos e a qualidade dos produtos, mas também promover a inclusão digital abrangente das agroindústrias locais. Ele ressalta estarem “criando oportunidades para que estas empresas tenham presença online através do Google Meu Negócio e estratégias de marketing digital personalizadas”.

Conforme os organizadores, os alunos dos Cursos Técnico em Informática e Tecnologia em Agronegócio serão peças-chave nesse processo, trabalhando lado a lado com os empreendedores para introduzi-los às melhores práticas de produção e ao mundo digital. A intenção é que a parceria fortaleça a economia local, ampliando a visibilidade e a acessibilidade dos produtos da agricultura familiar, verticalizados pela produção agroindustrial local, e ainda proporcione experiência aos acadêmicos, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho.

“O projeto representa uma colaboração significativa entre IFRO Campus Cacoal e o Sebrae em Cacoal, reforçando o compromisso dessas instituições com o crescimento e o fortalecimento do agronegócio familiar em Cacoal, Rondônia”, finaliza Juliano Cristhian.

• Cacoal-Projeto_1
  • Cacoal-Projeto_2