Campus Cacoal e Semagri realizam oficina de capacitação em cacauicultura para o povos indígena Suruí

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 18h29 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 18h35 | Acessos: 201

Campus Cacoal Capacitação Cacau Suruí 2

No dia 28 de fevereiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal, e a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI/Cacoal) promoveram na Aldeia Lapetanha, da linha 11, a oficina de capacitação em cacauicultura para o povo Suruí, que está organizado nas cooperativas: Garah itxa da linha 11 e Coopaiter linha 12. O evento objetivou capacitar os produtores indígenas que receberão mudas de cacau para o plantio.

O evento contou com diversas parcerias: EMATER, IDARON, SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais, Governo do Estado de Rondônia, Prefeitura de Cacoal, e Conselho Municipal de Agricultura.

O Estado de Rondônia é o quarto maior produtor de cacau do Brasil. Muitas famílias (10 mil famílias) têm buscado na cultura do cacau uma de suas principias fontes de renda. “Vimos nos últimos anos a retomada de inúmeras inciativas que tem sido tomadas por diversas instituições para melhorar a produção do cacau em nosso Estado, desde o melhoramento genético de mudas à verticalização por meio da comercialização. Neste sentido que este evento foi pensado, para ser mais uma contribuição dentre tantas outras, para a capacitação dos agricultores voltada à produção de cacau em nosso município. Incentivar e capacitar as comunidades tradicionais é um grande estímulo à economia dessa população e o Campus Cacoal dentro de seu papel de apoiar os arranjos produtivos locais se orgulha em fazer parte de ações como essa, que tanto irá colaborar com o desenvolvimento dessa comunidade”, ressaltou Adilson Miranda, Diretor-Geral do Campus Cacoal.

O cacique Celso Suruí, em sua língua nativa, agradeceu os produtores presentes, explicando os objetivos da capacitação e o quanto ações como esta são importantes para a melhorias de suas lavouras e posteriormente, em língua portuguesa, agradeceu ao Campus Cacoal e a todas as instituições envolvidas na ação.

Foram trabalhados os seguintes temas: “Escolha da área de plantio e Preparo + sombreamento provisório, cacau clonal e técnica de plantio”, pela Engenheira Agrônoma Sandra Bartnik, representando o Viveiro Andurá; “Calagem e adubação do cacaueiro”, pelo Engenheiro Agrônomo Fernando Martins de Almeida, representando a EMATER; “Irrigação”, pelo Engenheiro Agrônomo Fernando Silva Cardoso, representando o IFRO Campus Cacoal; e “Principais Pragas e Educação Sanitária”, pelo  Engenheiro Agrônomo João Paulo, representando a IDARON.