Campus Cacoal promove dia de valorização do estudante
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu na semana passada o Dia de Valorização do Estudante. Desenvolvido pela Coordenação de Apoio ao Educando (Caed), o evento já é tradicional no calendário escolar e busca fortalecer a relação entre os alunos e a escola, além de prestigiar os estudantes através de condecorações, atividades sociais e de lazer.
Coordenadora da Caed, a professora Ingrid Menezes avaliou de forma positiva mais esta edição do Dia de Valorização do Estudante e comemorou os resultados. “Nossos alunos tem uma carga acadêmica diferenciada e são muito exigidos. É proveitoso ter um dia para a descontração, onde exista integração de estudantes e servidores, sem descuidar de uma formação integral e abrangente”, avaliou a professora.
Na edição de 2016, cada turma ficou responsável por uma apresentação cultural que devia ter como inspiração o tema #suaATITUDEmudaomundo. Através de peças teatrais, músicas e números de dança, os estudantes atuaram para valorizar a importância de ações responsáveis e inclusivas.
À tarde representantes de cada turma desfilaram para a escolha da Miss e Mister Estudantil IFRO 2016, Campus Cacoal. Poliana Macedo, do segundo ano de Agroecologia, e João Américo, do primeiro ano de Agroecologia, foram escolhidos por um corpo de jurados como os vencedores da disputa.
Honra ao mérito
O desempenho em sala de aula e no dia a dia escolar também foi valorizado durante as atividades. Os alunos com as melhores médias de cada classe foram condecorados com medalha e certificado em função de seu desempenho acadêmico.
No curso de Informática, Laura Kemper e Rhelrison Carneiro foram os destaques. Pelas turmas de Agropecuária, receberam a homenagem os alunos Edivania Lino, Amanda Pereira, José Lucas de Oliveira e Matheus de Souza e Silva. Nas turmas de Agroecologia, Larissa Costa, Isabella Klenz e Alice Algayer foram condecoradas.
Em seu primeiro ano no IFRO, Laura contou que foi surpreendida pela iniciativa e que não esperava pela premiação. “Primeiro que não é algo comum as escolas terem esse tipo de iniciativa. Depois porque tem mais pessoas na minha turma que também são esforçadas. Fiquei feliz, claro, e serve como grande incentivo pra continuar se dedicando”, disse a aluna.
Para o Diretor de Ensino do campus, Adilson Miranda, as ações valorizam aquilo que de mais importante o IFRO possui. “Nossa missão é educar e o aluno é o símbolo maior dessa tarefa. Ele é o motivo de nosso trabalho, de nossas ideias e ações como essas demonstram que nossa preocupação é desenvolver o aluno de maneira integral”, afirmou.
Degustação gastronômica
Mesmo num dia de descontração, os alunos também tiveram responsabilidades. Especialmente os do segundo ano de Agroecologia e Agropecuária que prepararam uma mostra de comidas típicas dos países de fala hispana. A atividade foi sugerida pela professora de Língua Espanhola, Shelly Braum, que aplica o conteúdo em sala de aula e aproveitou a oportunidade para expandir os conhecimentos dos estudantes. “Comer sempre foi um laço de união entre as pessoas e também entre os povos. Então pensamos em aproveitar este dia pra trazer todo mundo à uma exposição de alimentos típicos desses países. Os alunos se divertiram muito e aprenderam de maneira diferente”, explicou Shelly.
Aluna de Agroecologia, Amanda Pavin e seu grupo ofereceram aos participantes uma bebida típica de Porto Rico. Ela explicou que além destas atividades, terão que apresentar um trabalho em sala sobre pontos turísticos e outras características dos países. “É uma forma diferente e divertida de aprender. Além disso, tinha a parte de comer que foi muito bom. Gostei muito da Torta de Três Leites, que é da Guiné Equatorial”, opinou a estudante.
Redes Sociais